Estado de Minas – Começam na sexta-feira as obras de revitalização da linha 1 do Metrô de Belo Horizonte. As intervenções fazem parte dos processos para possibilitar a implementação de uma segunda linha, responsável por atender mais regiões da capital. A primeira etapa de reformas conta com a renovação tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema.
A princípio, a revitalização estava prevista para dezembro. Porém, a empresa que administra o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Metrô BH, antecipou o cronograma. Nas obras feitas na via permanente, haverá substituição de trilhos, aparelhos de mudança de via e da camada de pedra britada entre os dormentes e a plataforma ferroviária, chamada de lastros. A revitalização também contemplará a troca de dormentes de concreto, madeira e as respectivas fixações e outros processos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com o presidente da empresa Metrô BH, Guilherme Bastos Martins, o usuário vai sentir grandes benefícios trazidos pela reforma. “Como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional”, afirma. Ontem, o metrô operou com atrasos nas primeiras horas da manhã, devido a falhas técnicas, mas, segundo a empresa, o problema foi solucionado às 8h.
Já na rede área, onde ocorre a alimentação elétrica dos trens, está prevista a troca de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios, postes de sustentação e outros componentes. De acordo com a empresa, o objetivo é trazer mais confiabilidade no sistema e melhor gestão dos ativos.
CRONOGRAMA
A maior parte das obras será feita no período noturno e nos finais de semana, com o propósito de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. Ao longo das obras, em períodos pontuais, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações supracitadas e o intervalo entre os trens pode ser alterado.
O planejamento é de que, até o fim de março de 2024, as intervenções do trecho entre as Estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das Estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente sejam finalizadas. Além disso, segundo o edital de concessão, o prazo para a conclusão da revitalização no Sistema de Rede Aérea entre as Estações Eldorado e Vilarinho, na Linha 1, também é março de 2026. No mesmo trecho, a previsão de conclusão nos serviços de Via Permanente é para março de 2027. No entanto, de acordo com o Metrô BH, a empresa vai trabalhar junto ao governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos.
LINHA 2
No dia 11, a Metrô BH anunciou que pretende começar as obras da segunda linha do metrô em maio de 2024. Após a conclusão da linha, mais de 90 bairros da Grande BH, onde vivem quase 300 mil pessoas, vão ter acesso ao serviço. Além das intervenções que antecedem a obra, a avaliação dos estudos ambientais e a solicitação da licença ambiental de funcionamento também já foram iniciadas, informou a empresa.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em outubro de 2027. No novo traçado, serão 10,5 quilômetros de linha permanente do Bairro Nova Suissa, na Região Oeste da cidade, à Região do Barreiro, com sete estações: Nova Suissa, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro. As obras deverão começar pela estação Nova Suissa, na Região Oeste da capital, que fica entre as estações Gameleira e Calafate da linha 1.
Atualmente, há apenas uma linha de metrô em Belo Horizonte. São 28km de extensão com 19 estações interligadas a partir da estação Vilarinho, na Região de Venda Nova, até a Eldorado, no município de Contagem, vizinho da capital.
QUADRO DE HORÁRIOS
– Horário habitual: as bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias.
– Intervalo nos dias úteis: 7 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h.
– Intervalo habitual aos sábados, domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.
– Custo da passagem: R$ 5,30.
Seja o primeiro a comentar