Metrópoles – O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou o vencedor da licitação de R$ 319 milhões para expansão de metrô em Samambaia. O consórcio CG – JFJ, composto por duas empresas, vai ser responsável pelas obras de criação de duas novas estações na cidade, somando 3,6 km de acréscimo de linha metroviária.
O consórcio vencedor engloba as empresas CG Construções e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas. As duas novas estações vão ficar nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico. Essa última passará a ser a estação terminal do trecho. A obra deve durar quatro anos, a partir da aprovação do projeto.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ceilândia
A prometida expansão do metrô em Ceilândia também teve passo importante recente, em 19 de janeiro. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) abriu licitação para contratação de empresa que vai realizar as obras de expansão na região administrativa, com mais 2,3 km de linha e duas novas estações.
A população da região deve contar com novas estações entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. Segundo o Governo do Distrito Federal, se projeta um acréscimo de 12.000 passageiros por dia com a expansão.
Seja o primeiro a comentar