Valor Econômico – A sucessão da presidência da mineradora Vale está em destaque nos últimos dias por conta das idas e vindas da escolha. O novo mandatário mexe com interesses do governo federal e do mercado financeiro. A decisão cabe aos 13 membros do conselho de administração.
O governo tem intensificado as pressões para fazer o novo CEO da Vale e estaria articulando o nome de Paulo Caffarelli, ex-presidente do Banco do Brasil, para suceder Eduardo Bartolomeo. Procurado, Caffarelli não comentou.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Caffarelli seria o plano B do governo depois de o Planalto ter desistido de fazer do ex-ministro Guido Mantega o CEO da Vale, mas desistiu diante da repercussão negativa do mercado. Outra saída analisada é a recondução do atual presidente da Vale, para mais um mandato à frente da mineradora, mas há resistência e o conselho ficou dividido.
A decisão final da sucessão cabe ao conselho de administração, formado por 13 membros, dos quais oito são considerados independentes e cinco vinculados a acionistas de referência (Previ, Mitsui, Bradespar e o representante dos empregados).
Veja a seguir quem são os membros do conselho de administração da Vale:
Presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel André Stieler: No conselho da mineradora desde 2021, Stieler é presidente do conselho e coordenador do Comitê de Indicação e Governança e membro do Comitê de Alocação de Capital e Projetos. Daniel André Stieler tem passagens recentes pelos conselhos da Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) e Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP).
Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vale, Marcelo Gasparino da Silva: Conselheiro da empresa desde 2019, Gasparino da Silva é vice-presidente do conselho, membro dos comitês de Indicação e Governança e Alocação de Capital e Projetos. Com experiência em relações institucionais, governamentais e reguladoras; Marcelo Gasparino da Silva também integra os conselhos de administração da Petrobras e da Eletrobras.
Conselheiro representante dos funcionários, André Viana Madeira: No conselho da Vale desde 2021, Madeira é membro do Conselho de Administração da Vale, eleito pelo conjunto de empregados, e compõem o Comitê de Sustentabilidade. Graduado em direito pelo Centro de Ensino Superior de Itabira, André Madeira também compõem o conselho deliberativo do Plano de Assistência à Saúde dos Aposentados da Vale (PASA).
Conselheiro independente, Douglas James Upton: Com experiência no ambiente de negócios da Ásia, relacionamento com acionistas, ESG, mineração, siderurgia e metalurgia; Uptom tem passagens pela The Capital Group, JP Morgan, no HSBC, Western Mining Corporation e Hosking Geophysical. A Vale não informa há quanto tempo James Upton compõem o conselho.
Conselheiro, Fernando Jorge Buso Gomes: Membro do conselho de administração da Vale desde 2015, Buso Gomes é coordenador do comitê de Alocação de Capital e Projetos e membro do comitê de Pessoas e Remuneração. Jorge Buso Gomes também integra o conselho de administração da Bradespar.
Presidente da Diretoria Executiva, João Luiz Fukunaga: Com experiência em relações institucionais, governamentais e reguladores, João Luiz Fukunaga é membro do conselho de administração da Vale e presidente do conselho de administração da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) desde fevereiro de 2023.
Conselheiro independente, José Luciano Duarte Penido: Integrante do conselho de administração da mineradora desde 2019, José Luciano Duarte Penido, é o atual presidente independente do conselho de administração, coordenador do comitê de Indicação e Governança e membro do comitê de Pessoas e Remuneração. Penido tem passagens pelos conselhos das companhias, Fibria Celuso, Santander Brasil, Copersucar, entre outras.
Conselheiro independente, Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães: Membro independente do conselho de administração da Vale, Guimarães também integra os conselhos de administração da Cosan e da Raízen. Luiz Henrique é CEO da Cosan e possui passagens pela Comgás e pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS).
Conselheiro independente, Manuel Oliveira: No conselho da Vale desde 2021, Manuel Oliveira é membro independente da mineradora, coordenador do comitê de Auditoria e Riscos e compõem o comitê de Indicação e Governança. Em paralelo, Oliveira é presidente do conselho de administração do Jubilee Metals Group e tem passagens pelos conselhos da Polymetal International PLC e Antofagasta PLC.
Conselheiro independente, Paulo Hartung: Com experiência em relações institucionais, governamentais e reguladores, Paulo Hartung compõem o conselho da Vale de forma independente. Hartung é presidente executivo da IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores. O conselheiro foi governador do estado do Espírito Santo, entre 2015 e 2018 e tem passagens pelos conselhos de administração da Renova BR e Instituto de Saúde.
Conselheira independente, Rachel de Oliveira Maia: Conselheira independente da Vale desde 2021, Rachel Oliveira Maia também é membro dos comitês de Sustentabilidade e Auditoria de Riscos. Maia também integra os conselhos do Banco do Brasil e da CVC. Rachel Oliveira Maia é fundadora e CEO da RM Consul.
Conselheiro, Shunji Komai: Membro do conselho de administração da Vale, Shunji Komai foi CEO e Presidente da Mitsui & Co e tem passagens pela Vale Moçambique e Valepar. Atualmente Komai é vice presidente da Mitsui & Co. Brasil S.A e Diretor Sênior de Negócios Vale da Unidade de Negócios Minerais e Recursos da Mitsui & Co.
Conselheira independente, Vera Marie Inkster: Conselheira independente da Vale, Marie Inkster é diretora independente, presidente do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Remuneração da Lucara Diamond Corp. Inkster tem experiência como presidente, CEO e membro do conselho da Lundin Mining Corp.
Seja o primeiro a comentar