Um sistema de Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT estaria sendo estudado para operar no centro de São Paulo, de acordo com uma resposta em uma rede social, do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy.
Baldy, que é ativo nas redes sociais, após um questionamento sobre a instalação do meio de transporte, disse que “seria uma interessante solução” e que estão “estudando esta possibilidade”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A fala do titular da pasta mostra uma novidade, já que não há notícias de que o governo estadual estaria debruçado em um projeto do tipo.
Mas a região do centro já é alvo de estudos sobre a introdução de sistemas leves sobre trilhos. De acordo com uma reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, datada no final de dezembro de 2019, a capital pode ganhar um sistema VLT ou BRT (Bus Rapid Transit) no centro.
Trata-se de um projeto da Prefeitura que pretender criar corredores verdes em 113 quilômetros. A ideia é implementar ao menos um projeto-piloto – no Brás ou na Santa Ifigênia.
O novo plano pretende discutir incentivos para proprietários de bens tombados, e o novo plano urbanístico da Prefeitura para a região prevê a recuperação de dois marcos do período industrial: a garagem de bondes da Light e a centenária fábrica Orion, ambos no Brás. A garagem dos bondes hoje abriga uma viação de ônibus e no passado abrigada os trólebus da Transbaçal.
Ideia é interligar vias arborizadas com praças e parques de distritos como Sé, República, Brás e Bom Retiro. Segundo a Prefeitura, o custo estimado é de R$ 72 milhões, incluindo alargamento de calçadas, rebaixamento de guias e sinalização.
Seja o primeiro a comentar