Arqueólogos encontram o que pode ser a mais antiga ferrovia do mundo

Uma equipe de arqueólogos encontrou, em Birmingham, na Inglaterra, o que pode ser a “mais antiga ferrovia do mundo”. A fundação, projetada pelo engenheiro do século 19 Robert Stephenson, foi localizada no canteiro de obras da estação Birmingham Curzon Street – primeiro terminal ferroviário central da cidade.

Acredita-se que o edifício vitoriano esteja entre as estruturas demolidas entre 1860 e 1870, que permitiram a expansão da estação. Os historiadores dizem que a primeira operação realizada na instalação aconteceu em 12 de novembro de 1837 – dois anos antes do atual detentor do título, uma estação em Derby.

O alicerce, em formato circular, era usado para a manutenção e armazenamento de locomotivas. Geralmente, essas estruturas eram construídas adjacentes ou ao redor de uma plataforma giratória.

O terminal está no centro de um projeto de regeneração de 141 hectares, que dará espaço para uma nova estação. “A descoberta do que poderia ser a rodovia ferroviária mais antiga do mundo no local da nova estação HS2 no centro da cidade de Birmingham é extraordinária e adequada à medida que construímos a próxima geração de ferrovias britânicas”, diz Jon Millward, consultor de meio ambiente histórico da HS2 Ltd.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/arqueologos-encontram-que-pode-ser-mais-antiga-ferrovia-do-mundo.phtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*