G1 – O primeiro trimestre de 2024 fechou com alta de 10,8% na movimentação de cargas ferroviárias em Santa Catarina na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 1,7 milhões de toneladas transportadas.
Os dados são da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O desempenho em Santa Catarina ficou pouco acima da média nacional, que foi de 10,6% meio em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Os mais diversos produtos foram transportados ao longo dos 763 quilômetros da malha ferroviária catarinense, que correspondeu a 1,45% da movimentação nacional no 1º trimestre.
🚂 Veja o desempenho por concessionária:
- Rumo Logística (Malha Sul): 989 mil toneladas de cargas
- Ferrovia Tereza Cristina: 757 mil toneladas
“É um resultado importante e motivador para o restante do ano. Nestes primeiros meses de 2024 o setor está dobrando o desempenho médio que teve durante todo o ano de 2023 e dessa forma fica o desafio e a expectativa para que estes índices se mantenham até o final”, detalha Beto Martins, titular da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.
Seja o primeiro a comentar