O primeiro trem com espaços para bagagens comprado pelo Governo do Estado e que vai operar na linha 13-Jade entre a capital paulista e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, realizou testes nos trilhos neste sábado, 21 de setembro de 2019.
A composição, da série 2500, foi fotografada e filmada nas proximidades da estação Presidente Altino. Na região há também um pátio e uma oficina de manutenção da estatal.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A previsão da STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos é que o trem comece a operar comercialmente em dezembro deste ano.
“Os trens fabricados na China para a Linha 13-Jade são equipados com tecnologia de ponta e bagageiros para oferecer o máximo de conforto para os passageiros que têm como destino o Aeroporto de Guarulhos. A previsão é que o trem entre em operação em dezembro, após passar pelos testes obrigatórios na oficina da CPTM, que complementam os testes já feitos na fábrica chinesa”, afirmou o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em nota do dia 05 de setembro, quando a composição chegou ao Porto de Santos.
A unidade faz parte de um lote de oito trens que serão fornecidos pelo consórcio Temoinsa-Sifang. Todas as composições vão custar R$ 316,7 milhões.
Cada trem tem as seguintes características:
– Salão contínuo (não há divisão entre os carros, popularmente chamados de vagões)
– Espaços para bagagens
– 170 metros de comprimento
– Ar-condicionado
– Monitoramento com câmeras na parte externa e interna
– Monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços
– Reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria
Seja o primeiro a comentar