O Globo – A Vale tem um processo de seleção aberto desde novembro para escolher o vice-presidente jurídico que substituirá o atual, Alexandre D’Ambrosio. O salário? Nada mal. Uns R$ 18 milhões ao ano.
A competência jurídica não é a única que conta para o candidato ganhar a cadeira. Uma outra habilidade pesa ainda mais: o escolhido terá que ter trânsito, muito trânsito em Brasília — e nos Três Poderes.
Os pepinos e dores de cabeça da mineradora estão concentrados nos humores e idiossincrasias da Capital Federal.
A propósito, na semana passada, o conselho de administração da Vale recebeu uma nova indicação para o posto: o advogado paulista Sami Arap Sobrinho, ex-diretor jurídico da Odebrecht e da extinta Brasil Telecom.
O nome de Arap chegou ao colegiado por recomendação indireta de um personagem com muito trânsito no PT, o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, que hoje atua apadrinhando indicações para diretorias de fundos de pensão estatais.
Seja o primeiro a comentar