O imóvel onde funcionou a estação ferroviária de Pará de Minas, na Praça Torquato de Almeida, no Centro, será transformado em um complexo cultural até agosto deste ano. O local está passando por reformas e vai abrigar uma biblioteca infantil, salas de cinema e teatro, e ainda um espaço de lazer e convivência para a população.
A previsão é que a reforma seja concluída em agosto. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (7) pelo prefeito Elias Diniz (PSD).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo ele, o local está sendo reformado por meio de ajuda de empresas da cidade. O prefeito não divulgou o valor da reforma, mas disse que parte do serviço é feito por servidores do Município.
A estação estava na responsabilidade de um empresário da cidade, e há anos estava sendo usada como um ponto de comércio, por meio de contrato de cessão entre ele e a Prefeitura.
O contrato estava previsto para ser encerrado em 2022, mas foi finalizado em fevereiro deste ano após a Prefeitura, amparada pelo Ministério Público e pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, fazer a retomada do local por constatar problemas na conservação e manutenção da Estação, que é tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade.
Complexo cultural
A proposta, segundo a Prefeitura, é que a Estação abrigue uma biblioteca, um cine café cultural e ainda ofereça espaços para que a população receba cultura.
“É importante frisar que esse prédio construído em 1913 tem uma história significativa para Pará de Minas. A cidade começou a se desenvolver aqui, principalmente na questão das indústrias. Queremos resgatar e reavivar esse patrimônio que é da cidade e deve ser usado para a população”, disse Elias.
Estação ferroviária
A Estação de Rede Ferroviária de Pará de Minas, datada de 1913, foi a porta de entrada para o progresso da cidade. A população se aglomerava junto à estação para assistir aos embarques e desembarques, e o apito do trem era uma referência do tempo para a cidade, assim como os sinos das igrejas.
Em 1988, o ramal foi desativado por ter sido considerado uma linha deficitária, apesar dos protestos da população. Após passar por outras funções de uso, foi adquirido pelo Município em 1999. Em novembro de 2000, o prédio se transformou em Estação do Pará Cine-Café.
O prédio da Estação Ferroviária tem elementos arquitetônicos que, assim como a maioria das edificações dessa natureza, mesclam a transição entre o passado colonial e imperial e as novas tecnologias que viveram com o advento da estrutura metálica.
Seja o primeiro a comentar