As obras para reativar o trem entre São Sebastião do Rio Verde (MG) e São Lourenço (MG) estão na reta final. A reforma dos trilhos começou em novembro do ano passado. Mesmo com a ferrovia ainda em obras, São Sebastião do Rio Verde, que tem pouco mais de 2 mil habitantes, já sente os reflexos na economia.
O trecho que vai ser restaurado até a cidade de São Lourenço tem 20 quilômetros e está mais de 55% pronto.
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“Os ganhos já estão vindo pela especulação imobiliária, os turistas ao redor já estão conhecendo essa nossa linha que está prestes a ser inaugurada, eles vêm para a nossa cidade e isso traz um fomento turístico, eles vêm pra cidade, eles gastam na cidade, alguns querem investir na cidade”, disse o assessor de controle da prefeitura, Claudinei Paschoal Ribeiro.
Os recursos da revitalização da ferrovia vêm de um convênio de R$ 7,5 milhões entre a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e a Prefeitura de São Sebastião do Rio Verde. A cidade ainda deve arcar com R$ 343 mil. O acordo foi assinado em julho do ano passado e as obras começaram cinco meses depois.
Até agora o custo da obra foi de cerca de R$ 4,3 milhões, 55% do orçamento previsto. Depois das reformas dos trilhos, que deve terminar até dezembro deste ano, a prefeitura ainda vai precisar fazer a licitação para escolher a empresa concessionária que vai operar a Maria Fumaça.
A restauração dos trilhos vai valorizar patrimônios como uma ponte construída no século 19. A nova linha férrea deverá diversificar as opções para os turistas, que, em São Lourenço, já contam com o Trem das Águas.
“Pra região a gente traz emprego, novos atrativos, opção de artesanato, gera muita renda para o entorno, até por causa dos empregos que a gente faz no entorno”, disse a secretária de Turismo, Joana Maria Coelho.
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