Witzel rebate vice-reitor da PUC-Rio sobre proposta de aterrar estação de metrô: ‘Está mal informado’

O governador Wilson Witzel respondeu ao vice-reitor de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Sergio Bruni , que emitiu uma nota nesta sexta-feira sobre a decisão do governo estadual de aterrar o buraco onde funcionaria a estação de metrô da Gávea . Segundo Witzel, Bruni está “mal informado”. O governador disse que deseja encerrar a obra, mas não o faz por falta de dinheiro e por impedimento da justiça. Além disso, ressaltou que a decisão de aterrar a estação é tecnicamente viável e está baseada em um laudo da Rio Trilhos.

– Agora aparece um monte de gente falando um monte de coisa. O vice-reitor da PUC-Rio tem que ler o laudo da Rio Trilhos. Ele está mal informado. Tem um processo judicial onde tem um laudo, e tem um juiz que decide o que será feito. Então não sou eu que tenho que decidir se vai continuar a obra, quem decide é a justiça – afirmou.

Witzel propôs, ainda, que a vice-reitoria da universidade assine um laudo garantindo que a melhor solução não é aterrar a estação, e que apresente o documento de forma oficial, “já que se garante”.

– Não adianta essa gritaria toda para dizer que pode manter a água na estação. O vice-reitor da PUC-Rio que assine um laudo, já que se garante. Faz um documento, junta nos autos, e aí o juiz (acata) entendendo que aquilo pode ficar aberto. Porque a Rio Trilhos fez um laudo de que tem instabilidade no terreno e que aterrar é uma solução. Vou fazer o que a justiça determinar. Um monte de pessoa aparece falando que gastou um monte de dinheiro para fazer o buraco, só que a justiça não permite encerrar a obra – disse o governador.

Na nota emitida pela PUC-Rio, o vice-reitor afirma que a proposta de Witzel “ignora completamente aspectos técnicos básicos” e que, dependendo da maneira como o aterramento for feito, “poderá até ampliar os riscos já existentes”. Segundo a instituição de ensino, a terra não consegue distribuir a pressão com a mesma eficiência que a água e, em uma eventual rachadura, retirar a água seria mais rápido e menos custoso.

A declaração do governador foi feita após o Desfile da Independência, que ocorreu na Avenida Presidente Vargas , no Centro, na manhã deste sábado.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/witzel-rebate-vice-reitor-da-puc-rio-sobre-proposta-de-aterrar-estacao-de-metro-esta-mal-informado-23934198

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0