Locomotiva C-30 usada adaptada para oito eixos
A locomotiva BB-33M de oito eixos e quatro truques colocada em teste pela ALL possibilitará um aumento da capacidade de oferta de transporte da ordem de 50%. Criada a partir de uma locomotiva C-30 usada, a adaptação permite um aumento de tração também de até 50% na capacidade em relação à máquina original. A informação é do gerente de Engenharia e Projetos da ALLL, Luiz Cláudio Torelli, que está participando do seminário NT2005/Encontrem, iniciado hoje (terça-feira, dia 18) na sede da Fecomércio, em SP.
Segundo ele, a BB-33M opera com motores de tração com maior capacidade e, além disso, seus sistemas de controle foram microprocessados a partir de um projeto desenvolvido em parceria com uma empresa de Curitiba. “No caso do motor o desenvolvimento também foi feito em parceria com uma empresa local”, disse ele.
O trem principal da ALL em operação no trecho entre a região norte do Paraná e Curitiba é formado por três locomotivas C-30 e 85 vagões. A capacidade por eixo é de 27 toneladas, peso considerado alto para a operação em alguns trechos da malha da ALL. Uma vez aprovado o teste que vem sendo realizado em campo, o objetivo da companhia é movimentar o mesmo número de vagões com apenas duas locomotivas, que, embora um pouco mais lentas, oferecem como vantagem maior capacidade de tração e flexibilidade.
“A idéia é reduzir o peso por eixo para 20 toneladas e passarmos a operar com locomotivas mais leves e flexíveis, viabilizando a operação em trechos que não aceitariam uma locomotiva mais pesada” afirmou. Torelli também citou como vantagem do novo projeto o fato de a companhia poder prescindir de grandes investimentos na recuperação e manutenção da via. “Porque são entre 160 a 180 toneladas e até 30 toneladas por eixo e para ter uma boa capacidade de tração é necessária uma via bem preparada, bem forte”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar