As obras para o novo trecho da ferrovia Transnordestina deverá ser iniciada em julho de 2006. Até dezembro, segundo o presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Jayme Nicolato, a holding, Transnordestina S/A, que controlará a ferrovia será formada entre a CFN e seus parceiros entre eles a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). `Mas quem tem a concessão para operar o trecho é a CFN`, explicou Nicolato.
Segundo ele, serão investidos até 2009, R$ 3,5 bilhões somente no primeiro trecho, que corresponde a dois mil quilômetros de ferrovia. `Para o projeto todo estão estimados gastos de R$ 4,25 bilhões. A primeira fase, entre as cidades de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), já está liberada a licença ambiental. O restante do trecho da ferrovia está dependendo do licenciamento`. `Mas acredito que não será um problema já que a ferrovia passará por regiões de pouca densidade demográfica e com impactos ambientais pequenos`, ressaltou o executivo.
O financiamento, conforme o presidente da CFN, será disponibilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)- R$ 400 milhões -, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para o Nordeste (FDNE) – R$2,05 bilhões -, pela CSN – R$ 300 milhões e pelo Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) – R$ 1,5 bilhão.
Segundo ele, 50% dos recursos aplicados pela CSN serão convertidos em ações da nova holding e o empréstimo do FDNE cerca de 50% será utilizado para equalização da dívida da empresa. Entretanto, Nicolato, não especificou quanto é atualmente a dívida da CFN.
O presidente da concessionária acrescentou, ainda, que a companhia está avaliando recursos de outros investidores. `Não são nossos clientes e tão pouco do mercado financeiro`, ressaltou Nicolato. `A expectativa é que possamos operar a Transnordestina no segundo semestre de 2009`, acrescentou.
A concessionária, que opera 4,238 mil quilômetros nos estados do Nordeste brasileiro, deverá investir cerca de R$ 165 milhões este ano em material rodante e melhoria da malha. Em 2004, os recursos destinado a aquisição de vagões e locomotivas e investimentos no trecho foram de R$ 49,5 milhões. Para 2006, serão outros R$ 177 milhões e em 2007 estima-se R$ 147 milhões.
O BNDES é um dos parceiros da CFN. O banco irá financiar a melhoria da malha ferroviária da concessionária, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco. O BNDES ira desembolsar R$ 144 milhões, o que corresponde a 80% do orçamento total do projeto, de R$ 180 milhões.
Previsto para dezembro início do novo trecho
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