O presidente Luiz Inácio da Silva assinou nesta sexta-feira, dia 25, em Fortaleza, o convênio entre a União e o governo do Ceará para a liberação de R$ 588 milhões para serem aplicados na retomada das obras do metrô de Fortaleza em 2006 e 2007, com contrapartida de R$ 134 milhões do governo do estado. Deste montante, R$ 518 milhões serão destinados às obras da Linha Sul – que liga a Estação João Felipe, no centro de Fortaleza, a Vila das Flores, em Pacatuba – e R$ 70 milhões para a Linha Oeste – que faz a ligação entre as Estações João Felipe e Caucaia.
O convênio foi firmado entre os Ministérios da Fazenda e das Cidades e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o estado do Ceará – através da Secretaria da Infra-Estrutura (Seinfra) e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
O evento contou com a presença do governador do Ceará, Lúcio Gonçalo de Alcântara, do secretário estadual da Infra-Estrutura, Luiz Eduardo Barbosa de Moraes, e do diretor-presidente do Metrofor, Sérgio Machado Nogueira.
De acordo com informações da companhia cearense, a verba destinada à Linha Sul permitirá a conclusão das obras civis do Projeto Metrofor, necessárias à operação metroviária no trecho entre as estações Vila das Flores, em Pacatuba, e Couto Fernandes, em Fortaleza, um total de 18,1km. A implantação dos sistemas necessários à operação do trem elétrico serão garantidas naquele trecho, que vai funcionar inicialmente com quatro TUE’s com capacidade para 1.350 passageiros.
Do total de extensão, 15,9 km serão em superfície e 2,2 Km em elevado, distribuídos entre 13 estações em operação: Vila das Flores, Jereissati, Maracanaú, Novo Maracanaú, Pajuçara, Alto Alegre, Aracapé, Conjunto Esperança, Mondubim, Vila Manoel Sátiro, Vila Pery, Parangaba e Couto Fernandes.
Além disso, serão construídos três viadutos rodoviários nas proximidades das estações Conjunto Esperança, Vila Manoel Sátiro e Mondubim.
Durante a execução das obras de implantação do trecho de superfície do metrô de Fortaleza, o trem diesel, atualmente sob a responsabilidade do Metrofor, vai operar normalmente.
O transporte de passageiros entre as estações Vila das Flores, em Pacatuba, e João Felipe, no centro de Fortaleza, será realizado através da integração dos sistemas elétrico e diesel. Da estação Vila das Flores até Couto Fernandes, onde será construída uma plataforma que permitirá a transferência dos passageiros entre os dois sistemas, o Metrofor vai opera com o sistema elétrico (metrô), e, a partir daí, passando pela estação Otávio Bonfim, até o centro de Fortaleza, os passageiros seguirão no trem diesel, totalmente remodelado, no mesmo percurso atual. Segundo informações do Metrofor. a medida permitirá a manutenção de um headway (intervalo de tempo) de 24 minutos entre os trens para a operação Vila das Flores – João Felipe.
Centro de Fortaleza
Simultaneamente às obras do trecho Vila das Flores – Couto Fernandes, serão retomadas as obras no centro de Fortaleza, que possibilitará a conclusão de 1.900 metros do túnel do metrô, entre a estação Benfica e a rua Castro e Silva.
A estação Benfica será concluída com a construção da plataforma e as instalações das salas técnicas. Ainda no Centro, serão realizadas algumas intervenções civis na estação São Benedito, bem como a construção da Estação Lagoinha.
Linha Oeste
Os investimentos da ordem de R$ 70 milhões destinados a Linha Oeste vão permitir a remodelação de toda a via permanente do trecho entre as estações João Felipe a Caucaia, com mudanças de trilhos e dormentes, assim como o relastreamento da via e a reforma das estações. Todas as passagens de nível serão reformadas e sinalizadas e será construído um viaduto em Caucaia.
A verba também possibilitará a instalação de catracas nas Estações e a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, proporcionando maior contr
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