Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5945/05, do deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que acrescenta ao Plano Nacional de Viação novos trechos ferroviários situados em Santa Catarina: a chamada Ferrovia Litorânea, que ligaria os municípios de Laguna, Imbituba, Itajaí, Araquari e São Francisco; e a Ferrovia Leste-Oeste, que ligaria Itajaí, Ponte Alta, Herval D Oeste e Chapecó.
O deputado afirma que Santa Catarina é um dos poucos estados onde a atividade industrial supera o setor de serviços no Produto Interno Bruto local. “O estado pretende não apenas manter seus índices econômicos positivos atuais, mas ultrapassá-los. Para isso, essas duas linhas ferroviárias devem ser construídas”, defendeu.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Viabilidade – Edinho Bez lembra que já há estudo de viabilidade econômica para a Ferrovia Litorânea, que poderá transportar vários tipos de cargas. O trecho acompanha o traçado da rodovia BR-101, e os investimentos necessários são da ordem de R$ 2 bilhões. O trecho da Ferrovia Leste-Oeste, cujo projeto ainda será desenvolvido, deverá cruzar a Ferrovia Litorânea, partindo de Itajaí, e chegar até a cidade de Chapecó, onde existe um pólo de indústrias de médio e grande porte ligadas à suinocultura, avicultura e pecuária. As cidades de Herval D Oeste e Ponte Alta seriam locais de apoio para o desenvolvimento industrial.
Mais eficiência – “Essas novas construções serão de grande importância para Santa Catarina, tendo em vista uma distribuição modal mais eficiente e um melhor balanceamento da matriz energética do transporte; o transporte ferroviário de cargas, além de ser mais seguro, é de quatro a seis vezes mais barato que o rodoviário”, argumentou Edinho Bez, advertindo que é necessária maior preocupação a respeito dos custos do transporte. “O barril de petróleo já apresentou valor acima de 70 dólares (cerca de R$ 165)”, frisou ele.
Tramitação – O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Seja o primeiro a comentar