Portofer investe R$ 5,7 milhões

A Portofer está realizando obras de remodelação na linha férrea em vários trechos ao longo do Porto de Santos — entre eles a ponte ferroviária do canal de Bertioga — para atender a previsão de crescimento de 60% da demanda em 2006. Os investimentos na área são da ordem de R$ 5,7 milhões. As obras de recapacitação vão permitir a redução do tempo de permanência dos vagões no porto e o aumento previsto do transporte de carga para 16 milhões de toneladas no próximo ano.

Em 2005, a empresa reduziu em 14% o tempo de permanência dos vagões no Porto em relação a 2004, passando de 29 para 25 horas. A Portofer fechará o ano com o transporte de aproximadamente 10,5 milhões de toneladas — crescimento de 21% comparado ao volume movimentado em 2004, de 8,7 milhões toneladas.

As obras de remodelação envolvem a troca de 7.200 dormentes e cerca de 12 mil metros de trilhos. Segundo informações da empresa, serão instalados trilhos com maior capacidade para suportarem o aumento da carga transportada, principalmente de grãos provenientes da região do Mato Grosso.

A empresa também vai realizar a segregação da via férrea nos trechos entre o Armazém 1 e 4 e do pátio do Macuco ao corredor de exportação, locais onde estão sendo executadas as obras de remodelação integral da linha férrea principal. Para evitar que os caminhões e carros circulem pela linha do trem serão implantados segregadores de concreto especiais ao lado dos trilhos, diminuindo os atrasos e prejuízos dos modais e o conflito viário que dificulta a manutenção nas linhas férreas.

Outra medida a ser tomada pela Portofer será a pavimentação asfáltica ou de concreto nas principais travessias das avenidas do porto. Por ser um material mais resistente ao impacto dos caminhões, a medida evitará a constante quebra dos trilhos, devido ao cruzamento com os caminhões e carretas no sentido transversal às vias férreas.

A empresa aumentará a frota de locomotivas disponíveis para tração com o objetivo de atender o aumento previsto da demanda. Atualmente, a empresa possui 17 locomotivas em funcionamento. Ao assumir a concessão em 2000, a Portofer encontrou somente três das 27 locomotivas arrendadas em condições de uso, e desde então está reformando as máquinas.

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Fonte: Folha de São Paulo

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