A primeira remessa dos 20 trens refrigerados comprados pelo governo do estado, com recursos do PET (Programa Estadual de Transportes, chegará ao Porto do Rio no dia 7 de janeiro. O trem, que embarcou no último dia 21 no Porto de Massan, na Coréia do Sul, está sendo transportado pelo navio M/V Jutha Vasana, de bandeira tailandesa. Todos os 20 trens serão entregues à Supervia até o final de 2007.
As composições, ao custo de cerca de US$ 100 milhões, foram adquiridas este ano pela Secretaria de Transportes. Com capacidade para levar 1.300 passageiros (228 sentados, em bancos individuais), cada trem é composto por quatro vagões contíguos. Como não existem portas separando os vagões, a ligação se dá por uma espécie de sanfona.
Na época da negociação, o secretário de Transportes, Augusto Ariston, lembrou que, nos outros estados, esse tipo de investimento é sempre federal. Segundo ele, o Estado do Rio é a primeira unidade federativa a investir recursos próprios na compra de trens.
“Temos que comemorar porque conseguimos uma grande economia nesta aquisição. A compra de trens se fosse feita com verba federal sairia pelo dobro do preço que hoje estamos pagando, pois aconteceria em países da Europa. Negociamos com a Coréia do Sul e gastamos cerca da metade do que estava previsto“, explicou Ariston.
Com design moderno, os trens têm espaço para deficientes físicos e seus bancos são forrados e resistentes. A unidade é equipada com sistema de refrigeração computadorizado e, além disso, dispõe de um software que regula o clima interno, impedindo, assim, a brusca mudança de temperatura quando as portas se abrem e há o contato com o ar quente.
Os trens também trarão um novo indicador de itinerário. Eles possuem tecnologia de última geração, com tratamento acústico e controle eletrônico nas portas para maior segurança. O objetivo é proporcionar à população o conforto dos transportes disponíveis nos países de Primeiro Mundo. A maioria será destinada ao ramal Deodoro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar