Um trem expresso, capaz de alcançar até 140 quilômetros por hora e completar a distância de 31 km entre o centro de São Paulo e o Aeroporto Internacional, em Cumbica, em 20 minutos. O projeto – um sonho antigo, mas muito caro – pode começar a sair do papel com recursos da iniciativa privada.
Na terça-feira, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos recebeu o sinal verde para incluir no rol das Parcerias Público-Privadas (PPPs) os projetos do Expresso Aeroporto e do Trem de Guarulhos – que ligará a Estação Brás da CPTM ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães, em Guarulhos.
Para construir as duas linhas, segundo estimativas do Estado, será necessário R$ 1,4 bilhão. Com o aval para a PPP, a idéia é recolher parte dessa verba da iniciativa privada, que em troca poderia operar o sistema e lucrar com o dinheiro das passagens. `Já mostramos o projeto dos trens em eventos internacionais e sentimos um grande interesse da iniciativa privada em participar`, afirmou Silvestre Ribeiro, gerente de Projetos de Transporte da CPTM.
Apesar de o primeiro passo ter sido dado, ainda é preciso um longo caminho até o início das obras. O conselho gestor das PPPs precisa dar um segundo aval para que o edital seja lançado no mercado. O conselho, presidido pelo vice-governador Cláudio Lembo, é formado por representantes do primeiro escalão da administração, como secretários e o procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos, e por um representante do setor privado.
A previsão é de abrir a licitação no começo do ano que vem. As obras, a serem tocadas pelas empresas interessadas no negócio, podem começar em 2008. Caso tudo corra dentro do previsto, as linhas de trem devem ficar prontas entre 2011 e 2012.
Os estudos feitos para o projeto do Expresso Aeroporto estimam que a linha deve ter uma demanda de 20 mil passageiros por dia. Não haverá paradas entre o centro e o aeroporto. A idéia é construir uma estação entre as da Barra Funda e Julio Prestes, nos moldes de um terminal de aeroporto, e oferecer check-in no trem. Não caberá ao governo definir o valor da tarifa. A decisão será tomada pelos investidores particulares. `A tarifa deve ser competitiva em relação a outros meios de transporte, como táxis e ônibus`, disse Ribeiro.
Já as tarifas do Trem de Guarulhos serão fixadas pelo governo. A estimativa é de que 100 mil passageiros usem a linha por dia. O trajeto entre o centro e Guarulhos terá só mais uma estação, Engenheiro Goulart, nas proximidades do campus da USP Leste, e levará 15 minutos para ser percorrido.
Hoje o táxi ainda é a principal opção para ir a Cumbica. E custa caro. O casal André Luiz da Conceição, de 24 anos, e Telma Regina Chaves, de 27, gastou da Barra Funda ao aeroporto R$ 70,00 de táxi. Eles moram em Portugal e têm família em Ilha Solteira, interior. `A passagem de lá até São Paulo custa R$ 92,00, com 700 quilômetros de distância`, disse Conceição.
A Linha 4 do metrô, que ligará as Estações Luz e Vila Sônia, é a PPP em estágio mais avançado. O governo já lançou editais para buscar R$ 840 milhões de investidores e fechar o projeto, orçado em R$ 3,2 bilhões.
Aprovada PPP de trem para Cumbica
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