A Ferrovia Transnordestina será financiada por trecho pelo Banco do Nordeste (BNB), responsável pela liberação de R$ 3,5 bilhões, dos R$ 4,5 bilhões que serão empregados nesse empreendimento. A construção da ferrovia já foi anunciada pelo presidente Lula. O financiamento será liberado à medida que a CFN apresente os projetos executivos e as licenças ambientais de cada trecho, segundo o diretor de gestão de desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB), Pedro Eugênio. O banco também pediu à CFN um estudo que mostre a viabilidade econômica-financeira da ferrovia.
“Acreditamos que o projeto terá viabilidade, porque vai transportar os grãos do cerrado do Piauí, as frutas do Vale do São Francisco, levando também combustíveis e fertilizantes para o sertão”, contou Eugênio. A expectativa é que o BNB leve de 30 a 60 dias para analisar o projeto de viabilidade econômica-financeira da Transnordestina.
A Transnordestina vai ligar a cidade de Eliseu Martins (no Piauí) aos portos de Pecém, no Ceará, e de Suape. A nova ferrovia terá 1.860 quilômetros de extensão, sendo que 905 deles serão de linhas novas em Pernambuco, Ceará e Piauí. Os outros 955 quilômetros já fazem parte da atual malha da CFN.
O trecho Salgueiro-Missão Velha, pertencente à `velha` Transnordestina, é o único que já tem o projeto executivo pronto, e a CFN já começou a escolher a empresa que fará as obras. Os demais trechos estão com os seus projetos executivos e básicos sendo contratados ou em execução.
Reuniões – O governo federal já fez quatro reuniões com a participação dos representantes de vários órgãos envolvidos no financiamento do projeto, como o BNB, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Integração Nacional, Agência do Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre outros. “O fluxo desses recursos têm que ser coordenado. Estamos afinando os procedimentos de entrega da carta-consulta, entre outras coisas”, contou Pedro Eugênio.
A previsão é que as obras sejam feitas em três anos. Somente pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) serão liberados R$ 2 bilhões para a ferrovia.
BNB financia Norte-Sul por trecho
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar