Bitola estreita tem três no páreo

O corredor de bitola estreita da Brasil Ferrovias, hoje conhecido como Novoeste Brasil, vai ter três grupos disputando o controle acionário: a Empresa Ferroviaria Oriental – ferrovia boliviana controlada pelo grupo americano Genesee & Wyoming; a Asila — Asian Latin American Marketing Center — trading company que representa sete empresas coreanas, e a ALL. Na bitola larga, conforme já publicamos, os grupos qualificados são a MRS, Copersucar, Bunge Alimentos e ALL. Esta última é a única qualificada para apresentar proposta para os dois corredores ao mesmo tempo.

Somente ontem foi confirmada por fontes do mercado a classificação dos coreanos e bolivianos, visto que a Angra Partners, que conduz as negociações, assim como a Brasil Ferrovias e os seus sócios insistem em não dar informações à imprensa.

A Empresa Ferroviária Oriental administra o Ferrocarril del Oriente e tem 1.243 km entre a fronteira do Brasil com a Bolivia — onde conecta com a Novoeste — Santa Cruz de la Sierra e Yacuiba, na fronteira da Bolívia com a Argentina. Por este traçado seguiria o corredor bi-oceânico Santos- Antofagasta, no Chile, e que foi apresentado no ano passado como projeto do governo do Mato Grosso do Sul e do Ministério do Planejamento. A Genesee & Wyoming controla 50 % do capital da empresa boliviana (o restante pertence a fundos de pensão bolivianos). Além disso possui ou tem participação em 48 outras ferrovias, principalmente short-lines norte-americanas.

A Asila representa as empresas coreanas KRTC – Korean Railroad Technical Corporation, consultora de engenharia; Hanah´s, empreiteira responsável pelas obras no porto de Bulsan, o maior da Coréia; Global Rail Consortium, encarregado do projeto do trem de alta velocidade da Flórida; SLS Heavy Industries, indústria de material ferroviário; KCI., consultora; ICAK, gestora de financiamentos do Eximbank americano, e Kaisen Agro-Indústria, que no Brasil  está construindo, em São Gabriel do Oeste (MS), uma esmagadora de soja de grande porte, para 600 mil t/ano.


O prazo de entrega das propostas finais para a bitola estreita e para a larga foi adiado de 13 de fevereiro para 8 de março.

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Fonte: Folha de São Paulo

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