CPTM tem novo sistema de controle de energia

O Centro de Controle Operacional (CCO) de Presidente Altino, da CPTM, acaba de pôr em operação um novo subsistema de controle de energia na Linha B (Júlio Prestes – Itapevi). Desenvolvido em parceria entre a companhia e a Alstom, desde 2001, a nova tecnologia vai servir as áreas de Operação e Manutenção, dando informações integradas sobre a alimentação da energia de tração.

Com os novos aparelhos será possível bloquear os comandos nos trechos em manutenção e o acompanhar as linhas de média tensão e seus intertravamentos de segurança (6,6 kV para sinalização). Eles vão funcionar de forma integrada ao subsistema de controle de tráfego, em que seus painéis sinalizarão o estado de energização e manutenção da rede aérea. Todos os eventos serão gravados em um histórico, permitindo que seja feita uma análise posterior do ocorrido, e os computadores classificarão as falhas operacionais de acordo com a gravidade.

“A eficiência e a segurança da operação centralizada de trens aumentam substancialmente, porque é possível visualizar, ao mesmo tempo, os dois subsistemas e, em decorrência disso, agilizar, harmonizar e complementar as ações necessárias para ambos”, afirma Francisco Heimbeck, líder da Equipe de Engenharia de Operações/Sistemas da Gerência de Circulação e Controle Operacional (GOC). Para Heimbeck, as operações são viáveis devido a inclusão de novos recursos ao atual sistema de controle de energia de tração.

O Posto de Controle de Energia da Linha B conta com uma estação de trabalho, com dois monitores de 21 polegadas conectados. O painel atual funcionará junto ao novo sistema, permitindo a sinalização de todas as subestações e cabinas seccionadoras de forma panorâmica. Seis novos painéis retroprojetados serão instalados no futuro CCO Unificado, na Estação Brás, onde os três centros de controle serão reunidos.

“Quando uma subestação ou um trecho fica inoperante por falta de energia, para se ter uma idéia, a ocorrência é também sinalizada diretamente nos painéis retroprojetados da circulação de trens, permitindo tomarmos decisões com mais rapidez”, explica Nelson Faibicher, antes responsável pelo CCO de Presidente Altino e atualmente no comando do CCO do Brás.

No caso da necessidade de manutenção nos novos aparelhos, o antigo console de energia estará apto para assumir praticamente todas as funções. Até a mudança definitiva para o CCO Unificado do Brás, os dois sistemas coexistirão.

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Fonte: Folha de São Paulo

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