A Ferroban assinou ontem, dia 11 de janeiro, em Barretos, no interior paulista, um acordo com a Coopercitrus (Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo) para o transporte de açúcar e soja a granel. O contrato prevê a movimentação de 1 milhão e 250 mil toneladas por ano, em média, durante cinco anos. O maior volume será de café, que representará 70% deste total aproximadamente. O restante será de complexo de soja.
Pelo acordo, também será realizada a ampliação do terminal – ao custo de cerca de R$ 7 milhões –, onde será construído um novo armazém para açúcar, com capacidade de 60 mil toneladas. A previsão é de que a obra seja entregue até agosto deste ano. O transporte de soja, por sua vez, será iniciado entre abril e maio de 2006. O terminal ajudará a atender à demanda de transporte de açúcar e grãos das regiões de Barretos, Triângulo Mineiro e Goiás, que é de cerca de três milhões de toneladas por ano.
“Esse acordo faz parte do novo conceito da ferrovia, que vem incentivando empresas e usinas do Interior de SP a ampliar a capacidade de seus terminais, adotando o modelo similar aos terminais da Ferronorte, que conseguem movimentar 1000 ton/h, contra os 150 a 500 ton/h movimentados nos terminais de São Paulo. Isso ajuda a reduzir o transit time e acaba propiciando redução dos custos logísticos”, explica Wilson Menezes, diretor Comercial da Brasil Ferrovias.
O novo contrato fará crescer em 55% o volume de soja e açúcar transportados pela Ferroban, subindo de 1,8 milhão de toneladas de 2005 para 2,8 milhões em 2006, além de aumentar o fluxo no ramal de Colômbia de um para três trens por dia. Para atender ao cliente, a empresa está se preparando. Serão realizadas obras de capacitação da via, como troca de dormentes e trilhos, além de investimentos em material rodante.
Ferroban assina acordo com Coopercitrus
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