O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou ontem que as operações da Linha 2 do metrô — entre as estações Ana Rosa, Chácara Klabin e Imigrantes — começará a funcionar até o dia 31 de março deste ano.
“Vamos cumprir o compromisso assumido há dois anos com o governador Geraldo Alkmin. A nossa obrigação é cumprir o cronograma. A data de inauguração quem marca é o governador”, destacou o secretário. As obras de expansão da Linha 2, trecho de três quilômetros e duas estações — Chácara Klabin e Imigrantes —, foram iniciadas por Alckmin em 31 de março de 2004.
“O outro trecho, da estação Imigrantes até a estação Alto do Ipiranga, na esquina da avenida Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, entregaremos até o final deste ano, como também foi prometido”, acrescentou o secretário. A estação Imigrantes está em fase final de acabamento civil e instalação de equipamentos e sistemas elétricos.
A estação Chácara Klabin, mais complexa porque vai se interligar futuramente com a Linha 5 — Capão Redondo a Chácara Klabin — , teve a sua última concretagem executada neste último domingo, dia 15. O acabamento desta estação está em andamento desde novembro. “No final de março estaremos com a estação pronta e devolvendo ao tráfego o trecho interrompido na rua Vergueiro, próximo ao Liceu Pasteur,” informou o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.
As obras de expansão da Linha 2 do Metrô já contam com mais de 1.300 metros lineares de trilhos instalados e parte dos equipamentos e sistemas elétricos, eletrônicos e de sinalização e controle também estão sendo colocados. Com relação aos trilhos e ao “terceiro trilho” — que transfere a energia de 750 Vcc que movimenta os trens —, o diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sergio Salvadori, destaca que todo o material a ser utilizado no trecho já está pronto, testado e aprovado.
Serão empregados no total 12.960 metros lineares de trilhos — 120 barras de 108 metros cada — e cerca 7.000 metros de “terceiro trilho” — cerca de 78 tramos. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, a previsão é a que, quando a Linha 2 do Metrô chegar à estação Alto do Ipiranga, a chamada Linha da Paulista acrescentará, diariamente, 90 mil novos passageiros ao transporte metroviário.
Atualmente, 270 mil pessoas por dia utilizam-se das oito estações desta linha — Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena – para os seus deslocamentos pelas avenidas Paulista, Dr. Arnaldo e Heitor Penteado.
Novas tecnologias
A instalação de trilhos neste trecho está sendo executada sobre “massa-mola”, sistema que reduz ruídos e vibrações na passagem dos trens sobre os trilhos. Essa tecnologia foi utilizada no trecho Oeste da Linha 2, na região do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e próximo da estação Vila Madalena.
Nas estações Chácara Klabin e Imigrantes estão em fase de montagem as subestações retificadoras, que fazem a conversão da energia da subestação primária de 22Kv para a movimentação de trens e de todos os equipamentos auxiliares da estação, como bloqueios, bombas de água, escadas rolantes, elevadores e iluminação.
Para a implantação do sistema de alimentação elétrica do trecho já foi lançada metade dos quase 50 mil metros de cabos, de 150 milímetros quadrados de 22Kv. Nos próximos dias o Metrô recebe as escadas rolantes das estações Chácara Klabin e Imigrantes, fabricadas e testadas na Espanha.
À leste da estação Imigrantes, no trecho de 260 metros em túnel duplo, o Metrô executa a montagem de quatro Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), que permitem que os trens mudem de uma via para a outra. Cerca de 1.250 homens das áreas de acabamento civil e de montagem trabalham 24 horas por dia para que a instalação e implantação dos sistemas sejam concluídas de acordo com o cronograma estabelecido. Os testes com trens circulando no trecho entre as estações Ana R
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