Mapa da Litorânea Sul (vermelho) e as ligações com EFVM e FCA
No próximo dia 12 (quinta-feira) o presidente Lula deverá assistir ao lançamento, no Palácio do Planalto, do projeto da Variante Ferroviária Litorânea Sul da FCA. A primeira obra nova da era pós privatização terá 165 km de extensão, entre Flexal, nas proximidades de Vitória, porto de Ubu e Cachoeiro do Itapemirim. O investimento vai totalizar 684 milhões, sendo R$ 614 milhões da Vale e R$ 70 milhões sob a forma de acerto fiscal do governo do Espírito Santo. A ANTT já tem pronta a resolução autorizando o proejto.
O principal objetivo do projeto é ligar Ubu à malha da FCA. Em Ubu termina o mineroduto da Samarco, empresa da Vale, que ali tem uma usina de pelotização. Também em Ubu o governo do Espírito Santo planeja construir um distrito industrial. Nos objetivos secundários estão a supressão da circulação do trens da FCA na zona urbana de Vitória e o contorno de Vila Velha.
A estimativa inicial de transporte, segundo a FCA, é de 4,2 milhões de t/ano de calcário, granito, coque, toretes e outros produtos. As características da linha são para tráfego pesado: carga por eixo de 30 toneladas; dormentes de concreto ou aço; trilhos TR 68; raio mínimo de curva de 312 m; rampa máxima de 1,2 % e pátios de cruzamento de 20 em 20 km.
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