Trensurb implanta freios eletrônicos

A Trensurb está modernizando o sistema de freios das suas composições do metrô de Porto Alegre, que passarão a ser acionados por comando eletrônico. Atualmente, os trens da empresa operam com freios pneumáticos (ar comprimido), com comando também pneumático.

Por enquanto, apenas uma composição trabalha com os novos freios, que permitirão, entre outros benefícios, a redução do tempo de viagem. Estima-se que a duração do trajeto entre Porto Alegre e São Leopoldo (de 33,8 km de extensão) caia de 41 para 39 minutos. A adoção da nova tecnologia, “diminui o número de válvulas e, com a modernização, reduz a probabilidade de problemas mecânicos`, afirma o responsável pela Gerência de Manutenção (Geman) da Trensurb, José Carlos Gotuzzo. O novo sistema, que será instalado em toda a frota, será implementado pela Sab Wabco do Brasil S/A, e está orçado em R$ 12,945 milhões. A previsão é de a tecnologia esteja sendo usada em três trens até o final de 2006. Em seguida, serão cinco por ano.

Os freios, que funcionam de forma semelhante ao ABS, é operado com um equipamento mais leve e mais rápido, que possibilita maior precisão e uma parada sem solavancos. “Esse sistema de freios é melhor porque a alavanca é mais leve. É um trem que todos gostam de pilotar. Tem muitas outras vantagens, como em dia de chuva, por exemplo, que o trem não desliza, oferecendo mais segurança na frenagem`, diz o operador Júlio César Corrêa da Silva, que já trabalhou com o protótipo TUE 109, equipado com os novos freios. Ao final do processo, os trens terão apenas um único manche, feito dentro de critérios ergonômicos, que substituirá as alavancas de aceleração e frenagem. (Fonte: Trensurb)

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Fonte: Trensurb

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