Vale é barreira logística, diz IBS

 As usinas siderúrgicas estão pressionando a ANTT a fazer valer o limite  de 20% no capital votante nas empresas concessionárias obrigando a Vale a se desfazer do excedente de 18% que detém na MRS após a aquisição da Caemi e da Ferteco.

“A Vale já controla os portos e as ferrovias de São Luis do Maranhão até Vitória, ou melhor, até Ubu (porto capixaba a ser servido pela Litorânea Sul, da FCA – NR), e se não for contida na MRS, amanhã estará controlando Sepetiba”, diz Marco Polo Lopes, vice presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS. Para ele, a presença da Vale constititui hoje uma “barreira logística” a qualquer investidor que queira abrir uma mina de minério de ferro no Brasil ou construir uma usina siderúrgica. “Quase sempre ele vai ter que consultar a Vale, e seu negócio só será viável se a Vale concordar”.

Em outubro ano passado o IBS dirigiu à ANTT uma carta assinada pelos presidente de todas as usinas que o compõem (Açominas, CSN, V&M, Acesita, Gerdau, Usiminas, Cosipa, Belgo Siderurgia, Aços Villares e CST) afirmando que a presença da Vale na EFVM e na MRS pode trazer prejuízo para os usuários dependentes da MRS e instando a Agência a impor o limite de 20 %. Até agora o IBS não teve resposta.


`Declarações são improcedentes` 

Procurada pela redação, a CVRD nos encaminhou a seguinte nota sobre o assunto:


`Sobre as declarações do senhor Marco Polo de Mello Lopes, vice-presidente executivo do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), a Companhia Vale do Rio Doce presta os seguintes esclarecimentos:

1)As declarações são improcedentes, inoportunas, desnecessárias e extemporâneas;
2)Este assunto já foi amplamente analisado pelos órgãos de defesa da concorrência do Brasil, que já emitiram posição a respeito;
3)As declarações do representante são típicas daqueles que ao invés de pôr a mão no bolso para investir só tiram do bolso reivindicação. O Brasil precisa de investimentos e crescimento e menos reivindicação;
4)A CVRD vem se destacando como a maior investidora privada brasileira. Este ano, o plano de investimentos da Companhia é de R$ 11,8 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões são para a área de logística, também o maior do País para o setor;
5)Encerramos, reafirmando o compromisso da CVRD com a ética, transparência, o relacionamento com a sociedade e crescimento da nossa empresa, nossos clientes, fornecedores e do País, gerando emprego, renda e exportações.`

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Fonte: Folha de São Paulo

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