Informações técnicas do Siaco
O SIACO é constituído de quatro principais sub-sistemas, sendo os três primeiros de fornecimento Alstom, com participação da Atan, e o último, da Eads:
CCO integrado – será um novo Centro de Controle Operacional computadorizado, que fará remotamente o despacho de trens, bem como todo o gerenciamento operacional da malha;
SSC – Sistema de Sinalização e Controle – o sistema de intertravamento e sinalização de campo atual será eliminado e os sinais de restrição, liberação ou impedimento para a circulação serão recebidos diretamente em terminal de computador de bordo das locomotivas. O novo sistema de controle será digital e centralizado em Juiz de Fora.
SCB – Sistema de Controle de Bordo – todas as locomotivas e demais veículos automotores serão equipados com computadores que terão três funções básicas:
– ATP – Garante a segurança da circulação do trem, que chegará até ao extremo de parar o trem caso haja um avanço de sinal;
– IHM – Interface Homem Máquina – que permite a interação do maquinista com o sistema, através de teclado e tela do terminal, fornecendo informações indispensáveis à sua atuação, inclusive a sinalização de cabine;
– Registrador de Eventos – a chamada “caixa preta”, através de sensores, monitora as principais funções da locomotiva e seus equipamentos, tais como velocidade, amperagem, temperaturas, consumo de combustível, etc. visando a melhoria da manutenção e da condução do trem.
STT – Sistema de Comunicação Móvel de Dados e Voz Terra-Trem – que substituirá a atual comunicação de voz com a locomotiva, hoje feita utilizando a tecnologia VHF, pela comunicação de dados e voz utilizando a tecnologia Tetra – Terrestrial Trunking Radio, que pela primeira vez será utilizada por uma empresa no Brasil para seu controle operacional.
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