O presidente da ABIFER, Luis Cesário Amaro da Silveira, participou do programa Arena Livre, transmitido pela TV Assembléia do Estado de São Paulo. Na oportunidade foi debatido o tema “Transporte sobre trilhos”. Contou com a presença do Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, e do assessor técnico do Simefre, Paschoal de Mario.
Na entrevista, Cesário da Silveira abordou a importância do sistema ferroviário para a economia brasileira. O Plano de Revitalização das Ferrovias e as concessões efetuadas em 1996, que permitiram a revitalização da indústria ferroviária brasileira, foram discutidos durante a apresentação do presidente da ABIFER no programa “Arena Livre”. A excelente qualificação técnica dos profissionais da indústria ferroviária permitiu o rápido atendimento ao mercado nacional e internacional, segundo Silveira. “Nós estamos preparados para atender a demanda interna e externa e cumprir o papel de dar suporte ao desenvolvimento do sistema e da economia brasileira”, salientou o executivo.
Além disso, o transporte metro-ferroviário, que traz benefícios para as metrópoles brasileiras, como a diminuição de emissão de gases poluentes e a economia de combustível, ganhou espaço no bate-papo entre os participantes. Cesário da Silveira revelou que o maior obstáculo para o avanço do sistema são os recursos escassos do Governo para ampliação da malha ferroviária de passageiros. Para isso, a ABIFER, juntamente com Simefre, Abdib, ANTP, Aeamesp e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte (CNTT), tem debatido o assunto com o Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério dos Transportes, Casa Civil, BNDES, CBTU, Metrô SP, CPTM, Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, além de outras operadoras do transporte metro-ferroviário, com o objetivo de buscar uma solução o sistema metro-ferroviário que permite o direito a mobilidade urbana.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar