A Companhia Ferroviária Nacional (CFN) entregou, na manhã de ontem, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o estudo ambiental referente ao Canteiro de Obras da Ferrovia Transnordestina. De acordo com a assessoria de Imprensa do órgão, os técnicos do Ibama darão uma resposta na segunda ou terça-feira. No início desta semana, o instituto embargou as atividades da malha ferroviária, no trecho Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE), que continuam paralisadas.
O instituto ainda multou em R$ 272,8 mil a CFN por descumprimento de condicionantes da Licença de Instalação (LI). A companhia comprometeu-se em protocolar, até a última quarta-feira, o estudo ambiental referente às obras no trecho de 100 quilômetros entre as cidades. A LI foi expedida pelo Ibama, mas as atividades só poderiam ser iniciadas após o cumprimento das ações condicionantes impostas pelo órgão.
Representantes do instituto realizaram uma vistoria no local no início deste mês, constatando que havia algumas irregularidades: desmatamento em área de preservação permanente e vegetação nativa e os cadastros das famílias a serem reassentadas e das áreas desapropriadas não foram apresentados. As obras só serão retomadas quando a companhia pagar a multa e a equipe técnica do órgão liberar o estudo ambiental.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da CFN, Jorge Mello, houve algumas ações que não deviam ser realizadas, como trabalhar em mata nativa. “Mas já entregamos o resultado de algumas condicionantes que o Ibama não viu ainda”, completou. O diretor completou dizendo que as obras da Transnordestina não irão avançar até que as dependências no Ibama sejam resolvidas. “Para o bom andamento da obra, resolvemos parar por apenas alguns dias, uma espécie de pit stop”. As obras da malha ferroviária, orçadas em R$ 4,5 bilhões, iniciaram com mais de um mês de atraso, em julho deste ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar