José Augusto Valente*
Se o biênio 2005-2006 foi auspicioso para os investimentos em infra-estrutura de transportes, nos âmbitos federal e estaduais, 2007 permitirá um salto significativo de qualidade na logística de carga e de passageiros. Os investimentos feitos diretamente pela União chegarão à R$ 6,3 bilhões, sendo R$ 4,6 bilhões somente para rodovias. Os estados continuarão recebendo, do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 1,7 bilhão do arrecadado com a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide). Apesar do grande esforço de investimento da União e dos estados, ainda estamos longe da situação ideal.
A malha ferroviária é totalmente operada pela iniciativa privada, que é a responsável pelos investimentos relativos à operação e manutenção da via férrea. Entretanto, o governo federal está investindo na remoção de gargalos, como a travessia São Félix-Cachoeira e o acesso ferroviário aos portos de Santos e do Rio de Janeiro. Em 2007, serão licitadas as variantes ferroviárias do Anel de São Paulo e de Guarapuava-Ipiranga (PR) e estará em andamento a subconcessão da ferrovia Norte-Sul, levará a linha à altura de Palmas (TO). O Orçamento de 2007 prevê investimentos de R$ 330 milhões em ferrovias, para transporte de cargas. Na área portuária, 22 portos estão recebendo investimentos para dragagem, segurança em padrões internacionais, ampliação de berços, melhoria de acessos rodoviários e ferroviários, entre outros. A proposta orçamentária prevê R$ 405 milhões para investimentos em portos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em Minas Gerais, será dada continuidade às obras em rodovias, mesmo nas que foram estadualizadas em 2002, de adequação de capacidade, restauração, conservação e sinalização, como nas BRs: 050 (R$ 67 milhões); 153 (R$ 53 milhões); e 381 (R$ 12 milhões), além das dezenas de obras atualmente em andamento. Destaque para a obra de duplicação na BR-040, entre Sete Lagoas e entroncamento com a BR-135 (para Curvelo e Monte Claros, Norte de Minas ), que já tem contrato e inicia-se em breve.
Finalmente, dois projetos serão licitados em breve e se desenvolverão em 2007, com início das obras previstas para 2008: o grande Anel Rodoviário de Belo Horizonte, de Contagem a Ravena (distrito de Sabará), na BR-381, cuja duplicação, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, também em estudos bem adiantados.
*José Augusto Valente é secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes
Seja o primeiro a comentar