Moradores do Parque Esmeralda, Jardim Nova Esperança e até do Jardim Simus reclamam do barulho causado pelo trem que passa durante a madrugada pela ferrovia que corta os bairros.
Além disso, eles reclamam do forte mau cheiro proveniente das margens da linha férrea, provocado pela carga que cai dos vagões, como soja e rações para animais.
Elizabeth de Moraes, que mora bem em frente à ferrovia, na rua Romão Ramos dos Santos, no Parque Esmeralda, diz que todas as noites, acorda por volta das 3h da manhã, com a passagem do trem. “O barulho incomoda, mas a gente acaba acostumando”, diz.
“De vez em quando eu acordo com o barulho do trem da madrugada, mas o mau cheiro é pior”, declara Conceição Villas Boas, do Jd. Nova Esperança.
Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa ALL (América Latina Logística), que opera ferrovias da malha sul paulista (incluindo Sorocaba) e dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a operação ferroviária funciona 24 horas por dia. Por isso, é normal passar trens durante a madrugada. Além disso, a assessoria informa que este problema é comum em várias cidades e que pode ser resolvido com a construção de um contorno ferroviário, sob a responsabilidade das prefeituras.
ALL tem a concessão
A empresa ALL (América Latina Logística), maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, ganhou a concessão das malhas Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil em 1998.
Opera 16 mil quilômetros de vias férreas no Brasil (sul de São Paulo, PR, SC e RS) e também na Argentina. Possui uma frota de 1,6 mil veículos, entre próprios e agregados, 706 locomotivas e mais de 19 mil vagões.
A malha da Brasil Ferrovias é formada pelas concessões Ferronorte e Ferroban e cobre três Estados – São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –, ligando o Centro-Oeste ao mercado mundial, numa extensão total de 4,7 mil quilômetros.
Transporte de cargas
* Extensão
A ferrovia que passa por Sorocaba liga a cidade ao porto de Santos e tem 167 km de extensão. Essa linha conecta-se também aos principais ramais ferroviários do país.
É uma alternativa de transporte de carga para qualquer ponto do Brasil, chegando e também para outros países, como Argentina e Bolívia
* Movimento
Pela ferrovia de Sorocaba, passam três pares de trens por dia. Cada trem é composto por 50 vagões
* Cargas
Os trens que passam pela cidade transportam minérios, soja, açúcar, produtos industrializados e combustíveis
Seja o primeiro a comentar