A Itambé iniciou no inicio de novembro o transporte de leite em pó da nova planta em Uberlândia pelo trem expresso, serviço rodo-ferroviário porta-a-porta da Vale do Rio Doce. Há dois anos a empresa usa esta operação em outras plantas. Iniciamos esta operação há 5 anos, para a distribuição no mercado interno, nos últimos dois anos começamos a operação para exportação, disse André Massote, gerente de exportação da Itambé.
A fábrica de laticínios produz cerca de 30 mil toneladas por mês, sendo 15% voltada para a exportação. Leite condensado, em pó e evaporado são destinados para 50 países da África, Oriente Médio, América do Sul e Central. Do montante exportado de 20% a 30% é transportado pelo Trem Expresso.
Há redução do custo logístico de até 20%, além da redução de todo o processo de desembaraço, a carga já vai direto para o costado do navio, disse Massote. O processo de desembaraço é feito no Porto Seco de Uberlândia.
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De acordo com o gerente comercial intermodal da Vale do Rio Doce, André Ravara, somente a finalização do trânsito aduaneiro é feita no Porto de Santos. Simplifica a operação de exportação numa zona portuária tão movimentada como Santos, disse.
Ravara destacou que embora a operação por caminhão de Uberlândia a Santos leve um dia e o transporte por trem envolve cinco dias, o frete por unidade fica menor. Mesmo sendo mais lento, a opção ganha em agilidade no desembaraço aduaneiro e na redução de risco com roubo. A gente faz um planejamento contando com a demora do trem. Em alguns casos, para o mercado interno, fazemos estoque em trânsito, explicou Massote.
Cerca de 80% de toda a mercadoria produzida na fábrica da Itambé em Uberlândia será levada aos portos de Santos e Vitória pela estrutura da Vale que integra ferrovia e porto, consolidando a posição da Companhia na logística de importação exportação brasileira. Por mês, serão transportadas em média duas mil toneladas.
Outras empresas também estão usando o Trem expresso em suas operações logísticas. Os vagões plataformas transportam contêineres com alimentos, autopeças, pneus, resinas plásticas, artigos de higiene e limpeza, eletroeletrônicos, entre outros produtos.É o caso no mercado interno da Ford, Unilever, Nestlé, Ambev. Para a exportação, usam este serviço, a VCP, Cargil, Fama, eletro-eletrônicos da Toshiba e a linha branca da Multibrás. São rotas freqüentes voltadas para cargas de alto valor agregado, disse Ravara. Também são transportados café, algodão e açúcar.
As linhas operam diariamente nas rotas Santos-São Paulo-Belo Horizonte-Salvador, Santos-São Paulo-Anápolis-Brasília e Vitória-Belo Horizonte-Uberlândia. Entre 2003 e 2005, o total transportado pelo trem expresso representou crescimento de 49,5% em TKU (tonelada.quilômetro útil). O serviço do trem expresso registrou, em 2005, um crescimento de 25% relação a 2004. Durante o ano passado, a média mensal transportada foi de 66,7 milhões de TKU, o que no ano somou 829 milhões.
André Ravara não divulga previsões sobre o crescimento das operações em 2006, mas provavelmente o modal teve incremento na movimentação.
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