O governo do Paraná retomou os 248 quilômetros da Ferroeste, ferrovia concluída em 1994 e que foi concedida à iniciativa privada em 1996. Desde que Roberto Requião (PMDB) assumiu, em 2003, começou uma batalha jurídica para reestatizar a operação. Na semana passada, a Ferropar, que estava administrando o trecho, teve a falência decretada na 3ª Vara Cível de Cascavel, Oeste do Estado, onde fica a sede da empresa. Ontem o diretor jurídico da Ferroeste, Samuel Gomes, esteve no local junto com oficiais de Justiça para tomar posse das instalações e equipamentos.
Trata-se de mais um capítulo na história que já teve diversas reviravoltas. O advogado da Ferropar, Victor Marins, informou que vai recorrer. Foi uma decisão equivocada, afirmou, sobre a falência. A ferrovia liga Cascavel a Guarapuava, foi feita numa parceria do Estado com o Exército Brasileiro e custou US$ 363 milhões. Ela foi projetada para ajudar no escoamento da produção agrícola da região Oeste até o porto de Paranaguá. O trajeto final inclui a passagem por trilhos da América Latina Logística (ALL). Atualmente, de acordo com o governo, está transportando 3,5 mil toneladas/dia em 75 vagões.
O principal argumento do governo nas ações para a retomada foi o não cumprimento de cláusulas que prejudicaram as metas de transporte e o não pagamento do arrendamento. Gomes disse que estava prevista a expansão para 732 vagões e 60 locomotivas, e hoje há 110 vagões e 15 locomotivas. De acordo com ele, sem os investimentos, 20 milhões de toneladas de grãos deixaram de ser transportados desde a privatização.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A dívida da Ferropar seria de R$ 22 milhões, valor que é contestado pela empresa. Requião já havia decretado intervenção administrativa na empresa, que foi revertida judicialmente.
Seja o primeiro a comentar