Os 248 quilômetros da linha férrea entre Cascavel e Guarapuava vão ser alvo de uma inspeção técnico-operacional promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agenda foi acertada nesta sexta-feira (26/01) em Brasília pelo presidente da Ferroeste – Estrada de Ferro Paraná Oeste, Samuel Gomes. A avaliação vai incluir ainda uma inspeção econômica-financeira da ferrovia, cuja subconcessão à iniciativa privada foi encerrada por determinação da Justiça em 18 de dezembro de 2006. Queremos que o órgão fiscalizador federal, a ANTT, conheça e aprove as medidas que a Ferroeste adotou em defesa dos produtores desde que assumimos a operação na ferrovia, detalhou Samuel sobre o pedido de inspeção realizado em Brasília.
PAC – Na visita à Brasília, o presidente da Ferroeste se encontrou com a assessoria da ministra Dilma Rousseff. Na pauta a discussão já anunciada da construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Ipiranga ou Guarapuava e Engenheiro Bley, conforme prevê o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado no início da semana pelo presidente Lula. O assessor da ministra, Bernardo Figueiredo, reiterou que o governo ainda não decidiu qual das alternativas de traçado terá o apoio federal. Segundo ele, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fará um estudo de viabilidade da obra. A Ferroeste reivindicou participação no estudo.
A intenção é que o mesmo não se restrinja à proposta da ALL (América Latina Logística), de uma variante entre Guarapuava e Ipiranga. A Ferroeste, a FIEP e o Centro dos Ferroviários do Paraná e Santa Catarina, liderado pelo ex-governador Emilio Gomes, defendem a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Engenheiro Bley, projeto denominado de Corredor Oeste, a ser concessionado à Ferroeste.
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TERMINAL DE CONTÊINERES EM CASCAVEL – O modelo operacional na movimentação de frigorificados de Itajaí vai servir como referência para o terminal de contêineres que a Ferroeste instalará no Terminal de Transbordo José Carlos Senden Júnior, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A informação é do presidente Samuel Gomes que esteve, esta semana, na cidade do litoral de Santa Catarina para conhecer os terminais contêineres da Coopercarga Logística e da Standard. A operadora ferroviária estuda, pelo menos, duas propostas de parceria com empresas da iniciativa privada. As obras estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2007.
A análise do processo de armazenagem e movimentação dos contêineres foi muito proveitosa. Precisamos aumentar a participação de cargas perenes na ferrovia. Um terminal de contêineres vai contribuir para garantir a operação e rentabilidade da ferrovia o ano todo, revelou Samuel. A execução e operação do novo terminal são pleiteadas por três grupos empresariais: a América Latina Logística (ALL), associada à Standard Logística e à Logibrás. O complexo vai permitir receber e movimentar congelados das cooperativas e grandes redes instaladas na região Oeste. O investimento aproximado é R$ 2,5 milhões, para a capacidade de 25 mil toneladas ao mês.
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