O prefeito João Henrique visitou hoje (dia 30), pela manhã, as obras do metrô de Salvador e ficou entusiasmado com o avanço dos trabalhos que estão sendo executados ao longo dos 6,5 km da primeira etapa, onde as estações do Campo da Pólvora e do Acesso Norte (na Rótula do Abacaxi) estão quase prontas. O andamento das obras cumpre o cronograma que prevê o funcionamento do metrô em março de 2008 e está em ritmo tão acelerado que o prefeito anunciou a conclusão, para 19 de junho próximo, da estação do Campo da Pólvora. Graças a Deus vamos entregar a primeira estação do metrô à população ainda no primeiro semestre deste ano.
Outra boa notícia anunciada à imprensa pelo prefeito, durante a entrevista coletiva realizada na estação da Rótula do Abacaxi, foram os recursos da ordem de R$ 403 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)), do governo federal, que garantirão a realização da segunda etapa do metrô. A obra, do Acesso Norte a Pirajá, será iniciada logo após a entrega da primeira etapa e terá mais 6 km.
Acompanhado pelo secretário de Transportes e Infra-Estrutura, Nestor Duarte, e pelo superintendente de Urbanização da Capital, Adriano Peixoto, o prefeito lembrou que a obra do metrô estava parada por quase dois anos e a retomada é fruto da preocupação da sua gestão de participação popular em promover ações que beneficiem toda a cidade, o que passa necessariamente por investimentos no transporte urbano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
João Henrique disse ainda que as obras trouxeram recursos para o município, gerando emprego e renda. Esse é um grande presente para a cidade. Salvador precisava desta obra há mais de 30 anos. Desbravar essa obra, gerando 1.500 empregos, entre diretos e indiretos, é um grande feito desta gestão, afirmou.
O prefeito e seus assessores esclareceram que em fevereiro do próximo ano serão concluídas as obras de paisagismo e instalações hidráulicas e elétricas de toda a obra do metrô. Neste mesmo mês, chegarão a Salvador os primeiros trens que estão sendo construídos por um consórcio formado pelas empresas Mitsui (Japão) e Rotem (Coréia do Sul). O convênio para a compra dos trens foi celebrado entre a Prefeitura Municipal e o governo do Estado, somando um total de R$ 92 milhões.
O prefeito percorreu todo o trajeto do metrô. Saiu da estação da Rótula do Abacaxi, passou pelo Elevado Bonocô, seguiu para as estações de Brotas e do Campo da Pólvora, até chegar à estação da Lapa. Em todos os trechos, recebeu cumprimento dos operários e destacou o empenho da categoria no trabalho cotidiano. Na estação do Campo da Pólvora e no Acesso Norte está sendo colocado piso e realizados serviços de pintura, além de colocação das instalações elétricas e hidráulicas, montagem da escada rolante e dos elevadores.
Seja o primeiro a comentar