A Linha 2 do Metrô — que há dois anos não recebia investimentos — volta a constar nos planos da Secretaria estadual de Transportes que pretende estendê-la finalmente chegar à Estação Carioca. O novo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, se reuniu com diretores da concessionária Metrô Rio e da Riotrilhos — a estatal responsável pela construção das linhas — para discutir a conclusão do trajeto e a construção de uma estação na Praça da Cruz Vermelha.
Projeto da Linha 3 será alterado Especialistas acreditam que a obra é fundamental para desafogar a Linha 1, que recebe no Estácio a demanda de passageiros vindos do subúrbio e da Baixada Fluminense para o Centro.
— Essa obra é prioritária. Por isso, pedi à Riotrilhos e à Metrô Rio que estudem a ligação Estácio-Carioca, via Praça da Cruz Vermelha — disse o secretário.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Já o projeto da Linha 3 (NiteróiItaboraí) será revisto por causa do elevado em frente ao Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. A solução será alterar o projeto construindo um túnel de 1.700 metros, que encareceria a obra, avaliada em R$ 1,1 bilhão.
— Ninguém pensou que o Caminho Niemeyer é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Esse elevado não pode existir, mas o túnel custaria R$ 40 milhões. O problema é que o orçamento da União não prevê isso e vamos buscar uma alternativa com a Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU) — explicou o secretário.
A AMTU deve começar a funcionar em 15 dias e será composta pelos prefeitos da Região Metropolitana que vão discutir projetos conjuntos na área de transporte. Lopes informou ainda que espera inaugurar a Estação Cantagalo, a terceira em Copacabana, até o fim do mês.
Seja o primeiro a comentar