A MRS fechou a compra de 38 locomotivas GE C30-7 usadas, que estavam em operação na ferrovia mexicana TFM (Transportación Ferroviaria Mexicana), controlada pela norte-americana Kansas City Southern (KCS). De acordo com informações da operadora, serão investidos US$ 5,5 milhões na aquisição das máquinas, cuja previsão de chegada ao Brasil é para o fim de março e início de abril. A compra faz parte do projeto da empresa de atingir a marca de 200 milhões de toneladas transportadas em 2010.
“Foi um ótimo negócio. Estas máquinas estão no final do contrato de leasing, sob os cuidados da Alstom, ainda em funcionamento. Portanto, basta passar por alguns ajustes, como rebitolagem, para começarem a operar”, afirma Luiz Cláudio Torelli, diretor de Ativos da MRS. “Só não sabemos ainda quem vai fazer o serviço de adaptação”, completa o executivo.
Por trás da venda das locomotivas para a MRS está a mudança nas leis ambientais dos EUA, que exigem modificações nas máquinas para que possam rodar naquele país. Outro motivo é que as ferrovias da América do Norte estão vislumbrando a possibilidade de renovar suas frotas após um período de alta procura por máquinas novas. “A volta da EMD com força ao mercado é um dos motivos, além do surgimento de algumas alternativas européias, como as locomotivas diesel-hidráulicas”, diz Torelli.
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