O 1º Secretário da Câmara Federal, deputado Osmar Serraglio (PMDB), recebeu em Brasília a visita de autoridades do governo paranaense, de diretores da Ferroeste e de representantes do empresariado do Estado. Eles pediram apoio político à implementação do corredor ferroviário oeste, com a retificação do trecho que liga Guarapuava a Engenheiro Gutierrez e com a construção de uma nova linha, entre Engenheiro Gutierrez e Engenheiro Bley.
A proposta se contrapõe ao projeto de implantação de uma variante entre Guarapuava e Ipiranga que, segundo eles, não atenderá às exigências e necessidades da economia paranaense por um sistema ferroviário de cargas eficiente. Além disso, caso venha realmente a ser construída, a variante implicaria sobrecarga da Ferrovia Central do Paraná, reduzindo a velocidade dos trens e a eficiência do sistema.
A implantação do corredor oeste resultará na diminuição do percurso entre Guarapuava e Ipiranga em 51 quilômetros, além de promover uma melhor distribuição e eficácia no escoamento das cargas em direção ao Porto de Paranaguá.
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Segundo Serraglio, o novo trecho ferroviário funcionará como forte vetor de desenvolvimento, fortalecendo economicamente uma região formada por municípios com baixo índice de desenvolvimento humano. A ferrovia, afirma o 1º secretário da Câmara dos Deputados, “não é importante apenas do ponto de vista econômico, mas principalmente do ponto de vista social, posto que o resultado final de sua implantação deve ser o bem estar da população”, disse.
Debate
O que as autoridades paranaenses pretendem – e o deputado Osmar Serraglio colocou-se à disposição para ajudá-los – é promover um debate sobre a melhor alternativa para o Estado, do ponto de vista econômico e social, na implantação de trechos que consolidem de maneira eficaz o transporte ferroviário de cargas entre Cascavel e Paranaguá.
O 1º secretário da Câmara ofereceu o seu apoio e a disposição de trabalhar para que o debate se realize da maneira mais ampla possível, e que tenha como resultado final o soerguimento da Ferroeste, por entender que desta recuperação não se beneficiará apenas a área de influência da ferrovia, mas todo o estado do Paraná.
Estiveram com o deputado Osmar Serraglio o secretário estadual de Transportes, Rogério Wallbach Tizot; o diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes dos Santos; o coordenador de logística da Federação das Indústrias do Paraná, Mário Stamm Jr.; o diretor de produção da Ferroeste, Saulo de Tarso Pereira; Alcides Cavalca Neto, do Moinho Iguaçu; e Nivaldo Krüger, representando do Estado do Paraná em Brasília.
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