Um trem TGV francês quebrou na terça-feira um recorde mundial de velocidade ao atingir 574,8 quilômetros por hora numa via férrea recém-construída, na região da Champagne.
O trem especial, chamado V150, é uma versão melhorada das composições que farão o trajeto Paris-Estrasburgo a partir de junho. Ele passou semanas sendo preparado para o recorde, quando levava a bordo jornalistas e outros convidados oficiais.
A partir 380 quilômetros por hora as vibrações no trem começaram a ser cada vez mais percebíveis. A 490 quilômetros por hora os passageiros começaram a ficar ligeiramente tontos.
A 540 foi difícil ficar em pé, apesar da estabilidade do trem.
Quando a velocidade chegou a 570 quilômetros por hora, o condutor do trem, filmado através de uma câmera, exibiu um grande sorriso. ´Não tivemos preocupação, nenhum pássaro, o tempo estava bom e não houve nenhum dos problemas que tivemos durante os testes´, disse o condutor Eric Pieczak.
O recorde absoluto de velocidade de trens continua sendo o estabelecido em 2003 no Japão, 581 quilômetros por hora. Mas aquele trem não viajava sobre trilhos, e sim ´flutuando´ sobre um campo magnético.
O recorde anterior sobre trilhos pertencia também à França — 515,3 quilômetros por hora, registrado em 1990.
A empresa de engenharia Alstom, a estatal ferroviária SNCF e a RFF, que opera a linha, se juntaram no projeto do novo trem, na esperança de que isso incentive a exportação de trens franceses.
O diretor da divisão de transportes da Alstom, Philippe Mellier, disse que a velocidade comercial de trens TGV pode ficar entre 350 e 360 quilômetros por hora nos próximos cinco a seis anos. Os TGVs anteriores viajavam a 320 quilômetros por hora.
Além do TGV francês e do Shinkansen japonês, os trens de grande velocidade são produzidos também pela alemã Siemens e pela canadense Bombardier.
O V150 era composto por dois vagões normais que vão percorrer o trilho leste do TGV, por três vagões de dois andares e por três locomotivas. Essa composição pode alcançar 25 mil cavalos de potência, o dobro de um TGV convencional.
O recorde foi estabelecido entre as localidades de Preny, perto de Metz (leste da França) e Bezannes, perto de Reims. O feito foi transmitido ao vivo pela TV da França e da vizinha Alemanha. O custo total da operação que garantiu o recorde foi de 30 milhões de euros (40 milhões de dólares), dividido entre os três parceiros do projeto.
Os trens velozes na França e também na ligação ferroviária com Londres, Bruxelas, Colônia e Amsterdã competem com as viagens aéreas, e várias empresas aéreas regionais francesas desapareceram desde que o TGV começou a circular, em 1981. (Reuters)
TGV que bateu recorde mundial não deveria superar os 575 km/h
O maquinista do trem francês V150 de alta velocidade (TGV) que registrou hoje o recorde de 574,8 km/h, Eric Pieczac, revelou que por razões de segurança não podia superar os 575 km/h.
No interior do comboio, havia cem pessoas e sempre se fixa um limite para garantir uma total segurança, disse o maquinista, que acrescentou que a diferença entre dirigir um trem normal e um TGV é que o maquinista não pode prestar atenção aos diferentes parâmetros e necessita de um segundo maquinista a seu lado.
Tinha um limite que não deveria superar, que era de 575 km/h, disse o presidente francês, Jacques Chirac, que qualificou façanha de fantástica.
Os pontos quilométricos não devem ser ultrapassados, ressaltou Pieczac, de 46 anos.
O V-150 da Alstom, que por alguns instantes chegou a circular a 574,8 km/h, se aproximou consideravelmente do recorde absoluto de velocidade ferroviária, em posse do trem experimental japonês Maglev de sustentação magnética, que atingiu 581 km/h em dezembro de 2003. (EFE)
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