O maior túnel ferroviário terrestre do mundo foi inaugurado na Suíça. O túnel de Loetschberg tem
Com a inauguração do túnel, o tempo de viagem entre Alemanha e Itália diminuiu em pelo menos um terço.
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O túnel deve estar funcionando completamente em dezembro e, por dia, devem passar por ele 42 trens de passageiros e até 80 trens de carga.
O custo estimado do projeto é de US$ 3,5 bilhões (cerca de R$ 6,7 bilhões). A construção do túnel foi iniciada há oito anos.
O túnel de Loetschberg é o terceiro do mundo em extensão, ficando atrás do túnel Seikan, no Japão, e do túnel que liga a França e a Inglaterra. Estes dois são submarinos. Mas o túnel suíço é o mais longo entre os terrestres.
A Suíça é um dos grandes cruzamentos de transporte de cargas da Europa, e o túnel visa tirar estas cargas das estradas e transferi-las para as ferrovias.
Mais de 4 mil caminhões pesados cruzam os Alpes Suíços pelas estradas a cada dia, o que causa congestionamentos, poluição do ar e acidentes.
O projeto do túnel ferroviário suíço – incluindo um segundo túnel, paralelo, que deve ficar pronto em 2015 – é um dos maiores projetos de engenharia do mundo. Milhões de toneladas de rochas tiveram que ser retiradas para a construção.
A segunda rota ferroviária, o túnel ferroviário Gotthard, terá
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