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O projeto do trem-bala brasileiro continua despertando interesse lá fora. Nesta semana, o governo do Rio de Janeiro recebeu uma missão formada por autoridades e empresários da Coréia do Sul interessados no projeto do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo.
Proposta – Durante uma reunião com representantes do governo do Rio, os coreanos apresentaram os trens de alta velocidade que circulam naquele país, cujas tecnologias poderiam vir a ser utilizadas na construção da linha expressa entre Rio e São Paulo. Um deles é o KTX (Korean Train Express), o primeiro trem-bala coreano, inaugurado em 2004. Apesar de utilizar tecnologia francesa, segundo o chefe da missão coreana, ao longo da última década o instituto de pesquisa local desenvolveu sua própria tecnologia, criando sistema similar que deve começar a funcionar ainda este ano.
O secretário de Transportes do estado, Julio Lopes, explica que a missão veio ao Brasil mostrar aos governos do Rio, de São Paulo e ao governo federal que a Coréia tem uma alternativa aos projetos já em estudo para a construção do trecho. A proposta dos coreanos para o trecho Rio-São Paulo prevê a construção de quatro estações – São José dos Campos e Taubaté, em São Paulo, e Resende e Volta Redonda, no Rio – o que, para eles, tornaria o trecho economicamente mais viável.
O Secretario Julio Lopes acredita que estas quatro paradas intermediárias não inviabilizariam o projeto, embora aumentassem o percurso em aproximadamente uma hora. Estamos vendo diversos projetos, como o de investidores japoneses, italianos e franceses. De qualquer forma, foi muito válida a visita dos coreanos, que têm idéias e tecnologias bem avançadas para o setor de trens de alta velocidade, disse. O chefe da missão coreana, Han Young Kim, diretor geral da área de sistema sobre trilhos do Ministério da Construção e do Transporte da Coréia, solicitou ao secretário para intermediar uma reunião entre o BNDES e o banco de desenvolvimento da Coréia para a possibilidade dos dois bancos desenvolverem juntos o projeto.
Idéia – A idéia do trem de alta velocidade para o Rio de Janeiro surgiu em abril último, quando o governador do estado, Sergio Cabral, e o próprio secretário estiveram na França por ocasião da quebra do recorde mundial de velocidade de trens. Ambos estiveram a bordo do trem V 150 que alcançou a velocidade de 574,8 Km/h numa viagem entre Paris e Estrasburgo (foto).
Naquela oportunidade, o governador disse que a ligação ferroviária entre Rio e São Paulo num trem de alta velocidade seria perfeitamente possível. Principalmente, segundo ele, por conta da Alstom – fabricante responsável pelo recorde que tem uma fábrica em São Paulo e fornece trens para o metrô do Rio. Além disso, segundo o Cabral, a fabricante acena com perspectivas de montar uma unidade em Três Rios.
Recentemente, o governo do Rio recebeu uma comitiva italiana, formada por grupo de investidores daquele país e pelo vice-ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Danieli, para debater a construção do trem-bala entre Rio e São Paulo. Segundo a secretaria de transportes do estado foi in
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