Com o projeto do Expresso Aeroporto, a ligação ferroviária entre o centro de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos, que deve ser lançado no início do ano que vem, o governo do Estado de São Paulo se adianta ainda mais em relação aos demais na utilização das Parcerias Público-Privadas (PPPs). A nova linha deverá ter extensão de
O governo de São Paulo já assinou o contrato de PPP para a compra de material rodante e operação da Linha 4 do metrô. Tem em andamento o projeto de produção de 10 m³/s de água potável na Estação de Tratamento de Taiaçupeba (Alto Tietê). Agora, além do Expresso Aeroporto, analisa uma lista de projetos para novas parcerias.
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Na área de transportes, segundo o jornal Valor, São Paulo poderá abrir para o investidor privado a participação no corredor de exportação que interligará Grande São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte, com a utilização das Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Dom Pedro I e dos Tamoios. Na área de transporte metropolitano de passageiros, estuda a construção do Expresso Bandeirante, trem expresso entre Mauá e o centro da capital, com trilhos paralelos à linha atualmente operada pela EMTU e com custo estimado em R$ 1,1 bilhão.
O governo paulista está também revendo a modelagem do projeto do Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais no arquivo civil do Estado, que exigirá investimentos privados de R$ 555 milhões e poderá proporcionar retorno líquido de R$ 17,5 bilhões em 20 anos. Outro projeto é o da construção de uma fábrica de 26 mil m² da Fundação para o Remédio Popular,
Mas São Paulo é uma exceção. Os projetos de Parceria Público-Privada em todos os níveis de governo mostram uma lentidão que não condiz com a realidade financeira do setor público brasileiro nem com a calamitosa situação da infra-estrutura do País. Instituídas por lei em dezembro de 2004, as PPPs foram saudadas como um dos principais instrumentos para viabilizar os investimentos de que o País necessita, mas praticamente não saíram do papel. É como se o governo não necessitasse do apoio de empresas e de capitais privados para realizar investimentos em infra-estrutura para os quais não dispõe de recursos suficientes ou que o País não precisasse desses investimentos.
O governo Lula viu nessas parcerias a grande solução para recuperar a infra-estrutura federal de transportes, propôs o projeto que resultou na Lei 11.079, demorou mas conseguiu concluir a regulamentação das PPPs, mas até agora não assinou nenhum contrato. Continua a afirmar que o primeiro deles será fechado
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