Trens de Natal serão modernizados

A atual malha ferroviária atinge cerca de 12 mil passageiros/dia nas linhas que ligam Natal à Ceará-Mirim e Parnamirim. Com um projeto de modernização e expansão propostos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com previsão orçamentária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa malha poderá chegar até 60 mil passageiros/dia só com as linhas já existentes e com trens modernos chamados de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). E caso ampliada, esse número pode até dobrar. As discussões sobre esse assunto foram tema na manhã de ontem do Seminário Desenvolvimento Estratégico Metropolitano: Natal nos Trilhos que reuniu na Casa da Indústria, o Governo do Estado, prefeitos dos nove municípios da Região Metropolitana de Natal (RMN), a diretoria da CBTU, a deputada federal Fátima Bezerra, entre outras autoridades.


 


Na ocasião, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o Estado e a CBTU que visa justamente essa modernização e reestruturação do transporte de massa sobre trilhos na Grande Natal. De acordo com o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis, inicialmente está prevista a modernização dos 57 quilômetros de linha férrea (Natal/Parnamirim e Natal/Ceará-Mirim). ‘‘A exemplo do que ocorre no mundo inteiro, o Brasil está atrasado. Mas, antes desse Governo (Federal), a gente nunca conseguiu um investimento nessa área’’, disse ele, explicando que já estão em andamento quatro projetos de modernização, na seguintes linhas: sul de Recife (PE), oeste de Fortaleza (CE), ambos já em processo de licitação; e também em Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), em fase de estudos.


 


‘‘Agora, no Rio Grande do Norte, com a expectativa da governadora Wilma de Faria se articular para buscar apoio financeiro, previstos tanto no PAC, quanto no Plano Pluri-Anual (PPA), acreditamos que antes do final desse mandato poderemos ter aqui o sistema totalmente modernizado’’, disse De Bonis. O projeto de modernização está orçado em torno de R$ 130 milhões. O superintendente da CBTU-RN, José Fernandes, disse que espera tanto a modernização quanto a ampliação da malha ferroviária. ‘‘Inicialmente a expectativa de demanda é de 60 mil passageiros dia. Mas, com novos ramais é possível que esse número dobre’’, disse.


 


Não haverá mais o horário das 5h30 da linha de trem que parte de Natal até a estação de Nordelândia, na Zona Norte. Em vez dela, a CBTU passará a circular uma nova linha, às 18h10 que partirá de Natal indo até a estação de Extremoz, e voltando de lá, no dia seguinte às 6h30.

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Fonte: Diário de Natal (RN)

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