A atual malha ferroviária atinge cerca de 12 mil passageiros/dia nas linhas que ligam Natal à Ceará-Mirim e Parnamirim. Com um projeto de modernização e expansão propostos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com previsão orçamentária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa malha poderá chegar até 60 mil passageiros/dia só com as linhas já existentes e com trens modernos chamados de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). E caso ampliada, esse número pode até dobrar. As discussões sobre esse assunto foram tema na manhã de ontem do Seminário Desenvolvimento Estratégico Metropolitano: Natal nos Trilhos que reuniu na Casa da Indústria, o Governo do Estado, prefeitos dos nove municípios da Região Metropolitana de Natal (RMN), a diretoria da CBTU, a deputada federal Fátima Bezerra, entre outras autoridades.
Na ocasião, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o Estado e a CBTU que visa justamente essa modernização e reestruturação do transporte de massa sobre trilhos na Grande Natal. De acordo com o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis, inicialmente está prevista a modernização dos
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
‘‘Agora, no Rio Grande do Norte, com a expectativa da governadora Wilma de Faria se articular para buscar apoio financeiro, previstos tanto no PAC, quanto no Plano Pluri-Anual (PPA), acreditamos que antes do final desse mandato poderemos ter aqui o sistema totalmente modernizado’’, disse De Bonis. O projeto de modernização está orçado em torno de R$ 130 milhões. O superintendente da CBTU-RN, José Fernandes, disse que espera tanto a modernização quanto a ampliação da malha ferroviária. ‘‘Inicialmente a expectativa de demanda é de 60 mil passageiros dia. Mas, com novos ramais é possível que esse número dobre’’, disse.
Não haverá mais o horário das 5h30 da linha de trem que parte de Natal até a estação de Nordelândia, na Zona Norte. Em vez dela, a CBTU passará a circular uma nova linha, às 18h10 que partirá de Natal indo até a estação de Extremoz, e voltando de lá, no dia seguinte às 6h30.
Seja o primeiro a comentar