Linha ferroviária que dá acesso a Santos terá mais locomotivas e melhorias nos pátios. A América Latina Logística (ALL) vai investir R$ 20 milhões na Portofer, que opera a linha ferroviária dentro do porto de Santos (SP). Os recursos serão usados de 2007 a 2009 na compra de locomotivas e na reforma e melhorias nos cinco pátios de acesso (quatro na margem direita) e um na esquerda (Guarujá). A Portofer, que passou a ser controlada pela ALL com a compra da Brasil Ferrovias em maio do ano passado, deve fechar o ano com um crescimento de 20% em relação a 2006, com a movimentação de 13 milhões de toneladas, segundo Sandro Silveira Souza, coordernador de relacionamento com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e institucional. Em junho, a Portofer obteve o melhor resultado em sete anos, com o transporte de 1,103 milhão de toneladas.
Do volume total, 70% são de cargas da própria América Latina Logística. O restante chega ao porto pela MRS Logística e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale do Rio Doce (CVRD). A Portofer administra 80 quilômetros de via férrea dentro do terminal santista e presta serviços para as outras duas empresas, que pagam à empresa por tonelada movimentada. De acordo com Souza, uma das principais mudanças na operação da Portofer foi a gestão de contratos, que, segundo ele, passaram a estabelecer regras mais claras de ambas as partes.Fechamos um novo contrato operacional com a MRS no início do ano e estamos em fase final com a FCA, diz Souza. O objetivo, segundo o coordenador da Codesp, é crescer 20% ao ano para alavancar rapidamente a participação do modal ferroviário em Santos, que hoje está em 35% em cargas do agronegócio (contra 60% nos portos da região sul). No total movimentado, incluindo todos os segmentos, a participação é de 16%. A Codesp projeta uma movimentação de 80 milhões de toneladas em 2007 em Santos.
Movimentação
No primeiro semestre, foram movimentadas na Portofer 5,298 milhões de toneladas, puxadas principalmente pela soja em grão, com crescimento de 10%, para 2 milhões de toneladas, e fertilizantes, com aumento de 300%, para 170 mil toneladas. Este ano também passamos a movimentar milho, com 86 mil toneladas, ressalta o coordenador.
Nos primeiros seis meses do ano foram trocados 10 mil metros de trilhos e 15 mil dormentes e a empresa também está reformando 14 locomotivas General Electric e Hitachi que já eram usadas pela Portofer. Um dos principais objetivos era reduzir o número de acidentes, diz Souza. Em dezembro de 2006, diz o coordenador da Codesp, o volume de acidentes estava em 77. O volume foi caiu para 18 em julho e a meta é reduzir para 12.
Entre os projetos programados estão a adaptação do pátio do Valongo, na margem direita, para bitola métrica e colocação de uma alça de 1,5 mil metros para dar mais espaço para a chegada dos trens. Segundo Sandro Silveira Souza, o aumento do movimento de trens – em junho foram 17,8 mil vagões – tem reduzido o fluxo e a fila de caminhões. Isso significa que 53,3 mil caminhões deixaram de circular, diz.
Portofer terá investimento de R$ 20 milhões
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