A proposta para a implantação do Transporte Público de Passageiros com Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) na Região Metropolitana do Recife é uma das novas PPPs incluídas na lista de prioridades do governo de Pernambuco. A solicitação foi feita pelo Metrô do Recife (Metrorec) ao Comitê Gestor da Secretaria de Planejamento, com o intuito de ampliar a malha viária na região. Ainda não há projeto e nem o valor do investimento a ser feito. Segundo o superintendente da empresa, Sileno Guedes, a sugestão é para a construção da Linha Norte, saindo do Terminal Integrado Joana Bezerra, passando pela avenida Agamenon Magalhães, até o terminal na PE-22, em Paulista.
Para a viabilidade do sistema, o Metrorec está tentando duas formas: recursos no Governo Federal ou solicitar apoio do Estado. “Precisamos de recursos para a elaboração dos estudos de viabilidade econômica e de operação. Se o Estado acha que, por meio de PPP, é mais rápido, será melhor”, explicou Guedes.
O Metrorec solicitou, à União, recursos na ordem de R$ 15 milhões para a elaboração de estudos e pesquisas para a implantação do VLT na Linha Norte e no trecho entre Suape e o Cabo de Santo Agostinho. Pernambuco já tem R$ 36 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a implantação do VLT para atuar no trecho Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes) até o Cabo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar