A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é uma das integrantes do consórcio que firmou acordo para adquirir a usina de Sparrows Point, pertencente à siderúrgica Arcelor Mittal. De acordo com a gigante produtora de aço, o grupo é liderado pela distribuidora de aço americana Esmark Incorporated. As empresas não revelaram o valor da transação, mas a mineradora brasileira disse estar ” comprometida com a realização de investimento de até US$ 270 milhões para adquirir participação minoritária nessa joint venture ” . O investimento só será desembolsado, ressalva a Vale, ” quando e somente se a transação for aprovada ” .
A venda da planta foi determinada pelas autoridades reguladoras americanas, como condição para aprovar no país a aquisição da Arcelor pela Mittal. Além da Vale e da Esmark, também participam do grupo as siderúgicas Industrial Union of Donbass (ucraniana) e Wheeling-Pittsburgh Corporation (EUA) e investidores institucionais americanos.
A Sparrows Point fica na costa leste dos EUA, perto de Baltimore, e possui capacidade de produção de 3,9 milhões de toneladas de aço bruto por ano. De acordo com a Vale, trata-se de um fornecedor importante de placas e de aços planos laminados e galvanizados para a América do Norte. A empresa brasileira explicou ainda que a iniciativa ” é consistente com a estratégia de investimento em participações minoritárias em ativos siderúrgicos visando promover o crescimento das vendas de minério de ferro”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar