O Eurostar – trem que cruza o Canal da Mancha através um túnel, ligando a Grã-Bretanha ao restante da Europa – deverá fazer a viagem inaugural de sua nova linha de alta velocidade entre Londres e Paris nesta terça-feira.
A previsão é de que percurso dure 2 horas e 15 minutos – um recorde na jornada por terra entre as duas capitais. A viagem do Eurostar costumava durar 20 minutos a mais.
A nova linha permite uma velocidade maior em território britânico. O trem, que atingirá velocidades de 300 quilômetros por hora, deverá chegar a um novo terminal em Londres, a estação de St Pancras, ao invés da estação de Waterloo, pela primeira vez.
O serviço abrirá para o público no dia 14 de novembro.
O investimento na nova linha e na reforma da estação de St Pancras foi de quase US$ 12 bilhões.
O custo elevado foi atribuído, em parte, a grandes desafios de engenharia, que incluíram a colocação de trilhos sobre o rio Medway, sob o rio Tâmisa e por túneis sob Londres.
Sete viagens para Paris e cinco para Bruxelas, na Bélgica, vão começar a seguir da nova estação de Ebbsfleet, perto de Dartford, no Condado de Kent, a partir de 19 de novembro.
Os trens tradicionalmente percorriam o trecho francês da rota em alta velocidade, mas eram forçados a reduzir essa velocidade do lado britânico porque compartilhavam dos trilhos com serviços domésticos que serviam Londres.
Richard Brown, diretor-executivo do Eurostar, disse que agora as viagens entre cidades atendidas pelo serviço serão mais convenientes e muito mais ecológicas do que o uso de aviões.
Segundo Brown, a jornada para Paris, mesmo de pessoas que partem do norte da Inglaterra, terão, de maneira geral, a mesma duração dos aviões por causa do tempo que leva para fazer o check-in em aeroportos.
Para ele, é mais rápido e mais freqüente, e a preços competitivos em relação aos das companhias aéreas.
A estação de St Pancras deverá ser ligada, no futuro, ao local onde estão sendo construídas obras para as Olimpíadas de 2012, em Stratford, no leste de Londres. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
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