Metrofor chega lentamente

Fortaleza ferve de calor, o trânsito é intenso e impaciente, mas ao barulho do sinal, tudo de repente pára. A cancela baixa e todos esperam pelo trem que vai passar. Esperam, esperam… O trem da modernidade, o metrô de Fortaleza, vem chegando lentamente. Foram décadas de planejamento, oito anos de obras em andamento e 48,7% do projeto total construído.


Apesar da operação do Metrofor estar prevista para 2010, ainda paira uma incerteza ante a conclusão, mas uma das poucas garantias que se tem é de que ele já irá funcionar no limite de capacidade máxima.


Por onde passa, o Metrofor deixa modificações permanentes na Capital. Muitas mudanças acontecem embaixo dos pés e distante dos olhos dos transeuntes da cidade, como na Estação Benfica. Outras se erguem imperiosamente acima do nível do mar, como no elevado da Parangaba, e algumas já fazem parte dessa nova paisagem urbana que se desenha -Estação São Benedito.


Essas transformações apagam os resquícios da Fortaleza ferroviária e anunciam a passagem para uma nova era, interligada eletricamente. As intervenções sofridas pela urbe com a passagem do metrô se devem às particularidades do novo meio de transporte. Como explica o diretor do Metrofor, Rômulo Fortes, as linhas do transporte ferroviário não precisam ser segregadas, ou seja, separadas. A união entre as linhas pode ser visualizada na passagem de nível, como observamos em muitos cruzamentos.


Com o metrô passando em um intervalo de três em três minutos, não há sentido a existência de passagens de nível, o que implica na segregação do sistema metroviário. Este, por sua vez, cortará a cidade de três formas: subterrâneo, superfície e elevado. Cada uma delas implicando em interferências urbanas diferentes. Na Estação do Benfica, onde a passagem do metrô será subterrânea, os trabalhos se concentram no túnel, também a um ritmo lento.


Já na Estação São Benedito, a paisagem do Centro da cidade já está diferente. A Igreja de São Benedito disputará sua imponência com a estação que cresce. No entanto, como frisa Rômulo Fortes, há vários obstáculos ainda pelo caminho do metrô. No Centro, é a retirada do Beco da Poeira, na Parangaba o desvio na Estação de trem e assim os entraves surgem ao longo do percurso, mas a população pede um pouco de desaceleração, para que o novo meio de transporte não atropele a cidade.


Tempo


Nas sociedades do terceiro milênio, o tempo é um bem e muito dele é gasto em deslocamentos, nos engarrafamentos ou na espera pelo ônibus. O tempo é o grande atrativo do novo meio de transporte que vem acelerar o ritmo da cidade. Como frisa Rômulo Fortes, ele atenderá ao esgotamento do sistema de transporte de passageiros. Enquanto no transporte ferroviário o intervalo de tempo entre um trem e outro é de 15 minutos a uma hora, com o metrô, esse tempo pode ser reduzido para até 120 segundos.


A previsão é de que na linha sul, a cada três minutos haja um metrô saindo da Estação João Felipe em direção à Vila das Flores, em Maracanaú. A estimativa é de que dez unidades do metrô estejam em funcionamento em 2010. Fortes garante que é possível atingir essa meta, mas para isso é preciso contar com homens trabalhando e verbas liberadas. FIM DO SERVIÇO


Cronograma prevê operação assistida com 10 trens em 2010


A instalação do Metrofor faz parte do imaginário da população da Capital há mais de 20 anos. Agora, o metrô parece finalmente se aproximar da cidade. Com um cronograma rígido e muitas pendências, a direção do Metrofor espera colocar dez TUEs rodando até o ano de 2010, depois que os 51,3% do total global da obra estiverem finalizados.


Uma série de etapas devem ser transpostas, para que a meta, possível, seja alcançada. No primeiro estágio , da linha sul, 64,6% das obras civis foram concluídas; 20, 5% dos sistemas fixos foram colocados e 92,1% das desapropriações previstas foram realizadas. No bairro da Parangaba, por exemplo, de acordo com a a

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*