A nova proposta foi apresentada pelo coordenador da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Renato Viégas, acompanhado de representantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
Pela proposta, o Trem de Guarulhos (chamado Linha G) terá 20,5 quilômetros de extensão e, partindo da estação ferroviária do Brás, em São Paulo, compartilhará os mesmos trilhos da Linha F até as proximidades da rodovia Ayrton Senna, quando se ramificará e seguirá em elevação até o bairro do Cecap onde, além da estação férrea, também está prevista a construção de um terminal de ônibus e uma rodoviária.
Essa linha também terá paradas nas estações Tatuapé, Penha e Engenheiro Goulart. Está prevista uma demanda inicial de 166 mil pessoas por dia, com intervalo entre as composições de 10 minutos.
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Já o Expresso Aeroporto deve ter 28 quilômetros de extensão e, sairá da estação da Luz, em São Paulo, seguirá por trilhos especialmente feitos para essa linha, percorrendo paralelamente o traçado da Linha G até o Cecap, onde os trilhos irão acompanhar o traçado da rodovia Hélio Smidt. O tempo de percurso estimado é de 18 minutos.
A previsão inicial é que haja uma demanda de 17.500 pessoas por dia e o intervalo entre um trem e outro, será de 15 minutos. As tarifas ainda não estão definidas, mas a intenção da Prefeitura é de que ocorra integração entre os meios de transporte interligados. Em ambos os casos, os trilhos serão duplos, de ida e volta.
A prefeitura tem até o final deste mês para se manifestar sobre a viabilidade ou não do projeto. A estimativa é de que o edital de licitação seja publicado no início do próximo ano, com início das obras no segundo semestre. A conclusão deve acontecer em 2010.
Para Pietá, a proposta tem um aspecto positivo em relação às anteriores, principalmente por compatibilização com o corredor de ônibus que está em estudo para o município, que deve partir do Tucuruvi e ir até o bairro do Taboão, passando pelo Cecap. Vamos estudar a proposta, mas o importante é que esse tipo de intervenção cause o mínimo de impacto possível ao município. Por outro lado, há muito tempo que Guarulhos necessita de um transporte de massa e, agora, estamos próximos de concretizar esse sonho, enfatizou.
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