A CBTU abre na próxima terça-feira, a partir das 08h30, 02, as festividades do mês da criança, em João Pessoa, com a realização décima primeira edição do Trem Criança. O projeto, além de proporcionar lazer, objetiva conscientizar as crianças e os adolescentes sobre o uso e a importância da preservação do trem urbano. A Companhia estima que cerca de 3 mil crianças, de 32 escolas participem do projeto, que já atendeu mais de 40 mil crianças em 10 anos.
A atividade alusiva à Semana da Criança será composta de passeios de trem, apresentações artísticas, distribuição de folders educativos, palestras, brincadeiras e exibição de filmes. A maioria das crianças, de 7 a 14 anos, que participa do projeto, estuda em escolas públicas estaduais e municipais da beira da linha e convivem diretamente com o trem. “Nossa prioridade é conscientizar essa nova geração da importância de não jogar pedras no trem, de ter atenção quando atravessar uma ferrovia, de evitar a destruição da linha férrea. Também dizer a eles da relevância econômica, social e ambiental deste meio de transporte”, explica Lucélio Cartaxo, superintendente da CBTU.
As crianças e adolescentes embarcam em alguma das noves estações de trem do sistema e depois de 30 minutos de uma viagem cheia de surpresas, desembarcam em na estação de João Pessoa, onde sete arte-educadores estão aguardando com muita músicas, brincadeiras, encenações e competições. Todas essas atividades tem como pano de fundo a relação das pessoas com o trem. Na Estação Central, os menores recebem o joguinho Trilha Ferroviária, que traz dicas e informações sobre como agir quando você mora numa cidade cortada por uma ferrovia e os adolescentes recebem um folder que conta a história ferrovia na Paraíba.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Cada escola vai participar com um número máximo de 80 crianças por turno e passa cerca de 2 horas em João Pessoa. A gratuidade da viagem é concedida aos alunos das instituições que fizeram a inscrição e estão com as crianças devidamente identificadas através de crachás e/ou fardamento da escola.
Seja o primeiro a comentar